sexta-feira, janeiro 19, 2018

Marinha do Brasil já fiscalizou 668 embarcações no Oeste, Sudoeste e Norte do Paraná durante a Operação Verão 2017/2018

Inspeção Naval de militares da DelGuaira na Represa de Xavantes, rio Itararé, município de Siqueira Campos, distante cerca de 570 quilômetros da sede da Organização Militar. Fotografia: Delegacia Fluvial de Guaíra O Comando do 8º Distrito Naval (Com8DN), representante da Autoridade Marítima nos Estados do Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, e três Municípios do Mato Grosso do Sul, inspecionou 668 embarcações no Oeste, Sudoeste e Norte do Paraná durante a Operação Verão 2017/2018, por intermédio de equipes da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), sediada em Foz do Iguaçu (PR), e da Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaira), com sede em Guaíra (PR). 

As Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário com ênfase nas embarcações de esporte e recreio já resultaram em 95 notificações e na apreensão de 11 lanchas devido a irregularidades. A principal razão para o impedimento das embarcações foi a exposição de passageiros e tripulantes ao risco de acidentes, como: 
navegação com excesso de passageiros; criança sem colete salva-vidas; falta de colete para todos os passageiros; documento da embarcação com validade vencida; condutor não habilitado; e embarcações sem o documento de inscrição junto à Autoridade Marítima. 

A Operação Verão 2017/2018 da Marinha do Brasil é uma campanha voltada para a intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo as de esporte e recreio e as de turismo náutico, por ocasião de férias e feriados prolongados. 

Os militares verificam o cumprimento das regras de segurança da navegação, como habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores. 

O serviço é executado em todo o Brasil desde o dia 22 de dezembro de 2017 e segue até após o Carnaval. Na área de jurisdição da CFRP e da DelGuaira, as equipes de Inspeção Naval atuam de forma simultânea e contínua em áreas lindeiras ao Lago de Itaipu; e com concentração de banhistas e navegantes nos rios Paraná, Iguaçu e Itararé. 

A CFRP destacou uma equipe de militares para atuar nos reservatórios das usinas hidrelétricas ao longo do baixo e médio rio Iguaçu, durante todo o período da Operação Verão, atuando a mais de 200 quilômetros de Foz do Iguaçu. 

A DelGuaira tem atuado na região da Represa de Xavantes, no rio Itararé, municípios de Carlópolis e Siqueira Campos (PR), distantes cerca de 570 quilômetros da Organização Militar. O conceito da campanha da Operação Verão 2017/2018 é “Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita”. 

De acordo com informações da Diretoria de Portos e Costas, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana, o que por vezes pode resultar em consequências irreversíveis. 

Para minimizar a possibilidade da ocorrência de desastres náuticos, a campanha da Operação Verão deste ano elaborada pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil traz como mote a valorização da vida e a responsabilidade do proprietário e do condutor da embarcação, especialmente durante as atividades de lazer. 

A CFRP incentiva que as pessoas apoiem a fiscalização como um ato de cidadania, a fim de contribuir, em caráter permanente, para a segurança da navegação. 

A conscientização é tão importante quanto a fiscalização. Neste sentido, qualquer situação que represente risco para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana nos rios e lagos e para a prevenção da poluição hídrica deve ser comunicada à Capitania Fluvial do Rio Paraná pelo telefone (45) 3523-2332 ou pelo e-mail cfrp.secom@marinha.mil.br. “Travessia Segura” Uma novidade que ocorre dentro da Operação Verão 2017/2018 é a campanha “Travessia Segura”, com foco especial nas embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, que tem seu fluxo intensificado durante o período de férias nas regiões litorâneas e nos balneários. 

Nesta campanha, a equipe da CFRP realizou a distribuição de panfletos e orientação sobre a segurança de navegação na balsa “Jaracatia I”, que faz a travessia do rio Iguaçu entre os municípios de Três Barras do Paraná e Nova Prata do Iguaçu (PR). A equipe da Marinha do Brasil realizou a Inspeção Naval na embarcação para verificar as condições de navegação e o estado de conservação dos equipamentos, tais como casco, motor, estrutura, presença e validade de extintores de incêndios e boias, além da disponibilização de coletes salva-vidas em locais de fácil acesso; cumprimento do limite de pessoas a bordo e de transporte de carga; existência de tripulação mínima para operação; regularidade na documentação e presença de equipamento de comunicação de fácil acesso para casos de incidentes. 

Equipe de Inspeção Naval da CFRP realizando a campanha “Travessia Segura” na balsa “Jaracatia” na travessia do rio Iguaçu, entre Três Barras do Paraná e Nova Prata do Iguaçu. 

Confira as 15 recomendações para a Segurança da navegação:

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!

2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro. 

3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo. 

4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes. 

5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se! 

6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Quando existe respeito, a diversão não tem limites. 

7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no “escuro”. 

8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Com precaução, não existe mau tempo. 

9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias. 

10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido. 

11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme. 

12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva. 

13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!

14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas. Lembre-se – o colete salva vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil. 

15)Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo! 

Comando do 8º Distrito Naval Capitania Fluvial do Rio Paraná Comunicação Social

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul