quinta-feira, outubro 12, 2017

A autoestima deixa você mais confiante! (Coluna semanal da Psicóloga Marian Martins)


A autoestima deixa você mais confiante!

Na psicologia, inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo positiva ou negativa em algum grau.

q Quando você se olha no espelho, gosta do que vê?

q Quando recebe uma crítica, fica chateado ou procura aprender com ela?

Pessoas com autoestima elevada conseguem lidar melhor com desafios e se relacionar bem com outras.

Já as em situação contrária, autoestima baixa, têm dificuldades em lidar com problemas e se sentem menos confiantes.

A notícia é que podemos melhorá-la, podemos nos tornar mais autoconfiantes a cada dia com alguns exercícios e com a mudança de alguns comportamentos.
1. Esteja sempre preparada: Sempre que vamos encarar um desafio ou uma nova situação, devemos nos preparar para tal.
Isso ajuda a nos sentirmos mais confiantes para lidar com diferentes situações.

2. Busque a excelência: Ao se propor qualquer trabalho ou desafio, busque sempre fazer o seu melhor; dessa forma, ao colher os bons resultados, se sentirá mais confiante para realizar novos projetos.

3. Seja otimista: Cultivar bons pensamentos é uma ótima forma de exercitar a autoconfiança. Quando você é otimista diante dos fatos, tem mais energia para seguir adiante.

4. Aprenda com seus erros: Encare os erros como aprendizado, como uma nova chance de fazer diferente e melhor, e nunca como um ponto negativo.

5. Não exija tanto de você: Para se sentir autoconfiante é necessário que conheça seus limites e saiba respeitá-los. Exigir demais de você mesma apenas fará com que se sinta incapaz.

6. Valorize seus pontos fortes: Conheça bem seus pontos fortes, seus talentos e busque sempre valorizá-los.

7. Trabalhe sua autoestima: A autoestima e a autoconfiança estão estritamente ligadas. Se você gosta de si mesma e conhece seus valores, é muito mais fácil confiar em sua capacidade.
Melhorar a autoestima requer um mergulho profundo dentro de si mesmo. De acordo com especialistas, fazer uma avaliação do próprio
comportamento e convicções, questioná-los e descartar aquilo que não traz harmonia para a vida é o primeiro passo para aumentá-la.


Marian Martins é psicóloga clínica e perita do Tribunal de Justiça, também escreve para jornais, blogs e revistas. Aplica psicologia, moda e comportamento do consumidor com foco nas relações humanas.

CRP RS 07|10386 – CRR PR 08 IS|335 Fan Page: https://www.facebook.com/marian.martins3
Instagram: @marian.martins

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul