sexta-feira, setembro 15, 2017

10 dicas para alcançar objetivos e driblar problemas (Coluna Semana da Psicóloga Marian Martins)


10 dicas para alcançar objetivos e driblar problemas:

A pressão do dia-a-dia é por vezes condição suficiente para gerar stress disfuncional e contribuir para problemas incapacitantes (Condições como: insônias, divórcio, problemas de relacionamento, ansiedade, problemas emocionais, diminuição de rendimento, incidentes críticos, doença, luto, entre outros), pelo que a ajuda de um profissional qualificado pode ser a solução mais razoável.

1. Acredite em você - Antes de tudo, acredite em si mesmo. Só é possível desenvolver um bom trabalho e atingir metas se tiver compreensão e clareza sobre a sua capacidade de realização.

2. Tenha sonhos - O que mantém uma pessoa motivada são seus sonhos. Eles são o combustível para a busca dos objetivos. Reflita sobre sua vida e observe se seus sonhos estão em primeiro plano e se você está lutando por eles.

3. Não desista de lutar - Por mais que a batalha seja árdua, não fuja dos desafios. Portanto, supere o medo e as incertezas.

4. Aprenda com os erros - Os erros tornam o indivíduo mais experiente e atento com relação a novas situações, fazendo com que essa experiência se converta em aprendizado. Portanto, não se bloqueie.

5. Realize atividades que fazem você feliz - A melhor maneira de driblar a falta de motivação é fazer coisas que proporcionem bem-estar. Faça uma lista de atividades que você gostaria de realizar e comece a praticá-las.

6. Pense positivo - Ser otimista e encarar os desafios com firmeza e disposição contribui para que boa parte da jornada seja percorrida. Dessa forma, procure direcionar suas atitudes e perspectiva para os pontos positivos, fazendo do pessimismo uma palavra inutilizada em seu vocabulário.

7. Estabeleça metas - Pensar positivo e sentir-se bem são impulsionadores para que a motivação esteja presente, porém é preciso colocar em práticas tais emoções.

8. Reclamações só bloqueiam sua motivação - Reclamar da situação não vai resolver o problema. O primeiro passo para a solução, é optar pela mudança de comportamento, analisando o que está errado e quais são as alternativas para solucionar a questão.

9. Reflita - Reserve tempo para refletir sobre atitudes, conquistas e fracassos. Essa análise é crucial para que você possa constatar se os seus objetivos estão alinhados com as suas ações, de forma que você possa redirecionar seus esforços para o que realmente almeja.

10.Comemore as conquistas - É importante ter a consciência dos resultados obtidos. Assim sendo, celebre suas vitórias e permita que a sensação de dever cumprido e metas alcançadas permeiem em seu ser.

Marian Martins, atua na área da psicologia clínica, perita do Tribunal de Justiça e especialista em avaliação psicológica, também escreve para jornais, blogs e revistas.

Marian Martins

Psicóloga | CRP RS 07|10386 – CRR PR 08 IS|335

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul