segunda-feira, agosto 28, 2017

Laranjeiras do Sul:IBGE forma Comissão Municipal para censo agropecuário-2017

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai realizar um novo censo agropecuário, visando levantar a realidade econômica do município na área rural. O coordenador regional do censo na região de Laranjeiras do Sul, Adison Tulio, esteve reunido com o prefeito Berto Silva, secretários municipais, vereadores, entidades de classe e imprensa para expor o trabalho e pedir o apoio para a composição da Comissão Municipal de Geografia e Estatística, que terá a atribuição de acompanhar o levantamento de dados para dar mais transparência ao processo.

Ao longo de cinco meses, a partir do dia 1º de outubro, 26 mil pessoas vão visitar 5 milhões de propriedades rurais brasileiras levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. No Paraná, serão 1.350 recenseadores e 372 mil propriedades. Já em Laranjeiras do Sul, são seis recenseadores e aproximadamente 1.617 propriedades a serem visitadas.

A divulgação de resultados preliminares está prevista para 2018 sobre quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal. O período de coleta é outubro de 2017 a fevereiro de 2018.

No lançamento do Censo, o prefeito Berto Silva disse que as informações precisas ajudarão a nortear políticas públicas e aperfeiçoar ações para os próximos anos. “É, sem dúvida, um trabalho de importância econômica, social e ambiental. A Prefeitura é parceira do IBGE e vamos ampliar ainda mais este trabalho”, disse.

Via Laranjeiras do Sul

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul