terça-feira, agosto 29, 2017

Laranjeiras do Sul:Agosto Dourado - Instituto São José realiza palestra sobre amamentação

Em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), o Instituto São José, realizou na última semana, uma palestra com o tema: A importância das orientações para o sucesso da amamentação. A palestra foi voltada para enfermeiros, técnicos de enfermagem e a lactarista da instituição.

A nutricionista Joseane Carla Schabarum falou sobre a importância e composição do leite materno. – “O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê, possui mais de 200 substâncias, com predomínio de água, carboidratos, gordura, proteínas, sais minerais e células (macrófagos e linfócitos) o que o torna o alimento mais nutritivo que protege contra doenças, como infecção, alergias, asma, desnutrição. O tamanho e o volume do estômago do bebê são extremamente pequenos (por volta de 7ml ao nascer e 60ml após uma semana), é preciso respeitar essa capacidade gástrica, por isso a mãe vai produzir uma quantidade pequena de leite no começo, que ainda assim será nutricionalmente suficiente e adequada. Todo leite materno é Forte! Sem contar nos inúmeros benefícios psicológicos e sócio econômico culturais da prática da amamentação”.

A enfermeira Akxeli Schultz de Paula destacou os tipos de mamilos, traumas mamilares, ingurgitamento mamário, mastite, ordenha manual, técnica do copinho e da importância da orientações. – “Nós como equipe de enfermagem, temos o papel importante de orientar e auxiliar a puérpera a amamentar seu bebê logo após o parto e durante toda a sua permanência no hospital, destacando a importância do aleitamento materno e os cuidados para garantir que o bebê realize uma pega correta, evitando traumas mamilares, bem como realizando a ordenha manual das mamas, prevenindo o ingurgitamento mamário e uma possível mastite. São todas orientações que a mãe adquire durante o pré-natal e que são reforçadas no ambiente hospitalar, como forma de garantir o sucesso na amamentação. Na palestra, reforcei a técnica da ordenha manual das mamas e a técnica do copinho para amamentar aqueles

bebês com dificuldade na sucção e para os casos de puérperas em que o leite não desceu após o parto”.

Após a palestra, foi distribuindo para todos os funcionários do Instituto São José o lacinho dourado em apoio ao aleitamento materno.

Via assessoria

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul