terça-feira, junho 20, 2017

Saudade do Iguaçu:Município adere ao Programa Família Paranaense

 
Na última semana, reuniram-se alguns dos Secretários Municipais e também profissionais do município para discutir sobre o Programa Família Paranaense, o qual foi pactuado com a Secretaria de Estado do Paraná pelo Prefeito municipal Mauro Cesar Cenci.
            A reunião aconteceu nas dependências do CRAS do município e foi ministrada pela Assistente Social Fabiane Grigoletto e pela Psicóloga Daniele Nogueira Meneguzzo. As profissionais falaram aos presentes sobre o Programa, os objetivos, as atribuições de cada setor e apresentaram uma amostra de dados do andamento do programa em âmbito estadual desde seu início (2012).
             O Programa Família Paranaense destina-se à proteção e promoção das famílias que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social no estado do Paraná, integrando ações das áreas de assistência social, habitação, agricultura e abastecimento, trabalho, saúde, educação, esporte e lazer, segurança alimentar e nutricional, entre outras.
Público-Alvo: famílias em situação de alta vulnerabilidade social, segundo Índice de Vulnerabilidades das Famílias - IVF/PR (Percentil75)
             Para definir as famílias em situação de alta vulnerabilidade social utiliza-se a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico. Nela é aplicado o Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Paraná – IVF-PR, para medir a vulnerabilidade e elencar hierarquicamente as famílias, priorizando-as. 

 Objetivos:
  • - Promover a melhoria das condições de vida e o protagonismo das famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da oferta de um conjunto de ações, serviços e benefícios planejados de acordo com a realidade de cada família e do território onde ela reside;
  • - Promover a integração entre as políticas públicas;
  • - Estabelecer diretrizes, orientar e assessorar os municípios para o acompanhamento familiar Intersetorial;
  • - Viabilizar cofinanciamento de ações, serviços e benefícios;
  • - Fomentar a integração das políticas sociais de âmbito municipal, com vistas a promover, aprimorar e desenvolver ações e serviços intersetoriais voltados às famílias beneficiárias;
  • - Promover a Busca Ativa, o Cadastramento e o Acompanhamento das Famílias em situação de vulnerabilidade social;
  • - Contribuir para a autonomia das famílias, por meio da transferência de renda e da execução de projetos complementares, da qualificação profissional e do acompanhamento familiar intersetorial;
  • - Promover estudos, pesquisas e indicadores sobre as condições de vida das famílias e sobre a gestão dos serviços no Estado e nos municípios.
        Na ocasião, a Secretaria de Assistência Social, Salete Rizzatti Trento, falou sobre a importância do trabalho Intersetorial e sobre os benefícios que esse programa trará para as famílias de Saudade do Iguaçu. O Prefeito Mauro Cesar Cenci orientou que todos os Secretários e demais funcionários se dediquem para a execução desse trabalho que trará ótimos resultados para a população Saudadense.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul