terça-feira, abril 25, 2017

Rio Bonito do Iguaçu:Município participa de reunião do Conselho da Comunidade da região

O Conselho da Comunidade da região se reuniu na manhã desta terça-feira (25) em Laranjeiras do Sul para tratar de diversos assuntos e da prestação de contas dos meses anteriores.
O encontro foi conduzido pela presidente do Conselho da Comunidade, a advogada Dra. Iracema Carvalho, além das presenças do promotor de Justiça Dr. Rafael Muzy Bittencourt e das forças de segurança pública, representadas pelo delegado chefe da 2ª SDP Dr. Helder Lauria, do segundo sargento Clariel da Polícia Militar e do agente do Depen Ariel José Oro.

Da sociedade civil participaram representantes da OAB, do Conselho Municipal de Cultura de Laranjeiras do Sul, da Associação Comercial de Industrial de Laranjeiras (Acils), assistente social da Prefeitura de Laranjeiras do Sul, assessores das prefeituras de Nova Laranjeiras e Rio Bonito do Iguaçu, entre outros.
De acordo com a Dra. Iracema, haverá no próximo dia 5 de maio, na cidade de Irati, o encontro da Federação dos Conselhos da Comunidade do Estado do Paraná (FECCOMPAR) para tratar de troca de experiências entre os Conselhos, na questão da remissão de presos e atividades desenvolvidas voltadas à ressocialização. Uma comitiva da região será convidada para participar do evento.
Também foram tratados sobre apoio das prefeituras para contratação de estagiários para ajuda administrativa nas carceragens e na sede do Conselho em questões burocráticas. Outra tratativa foi de se promover campanhas para coleta de livros visando criar Salas de Leituras para ressocialização dos detentos.
A representante do Conselho Municipal de Cultura de Laranjeiras do Sul, Serli Andrade, se comprometeu em tentar parceria com alguns profissionais do Ceebja, para que ajudem na criação da Sala de Leitura na carceragem da 2ª SDP, caso haja algum espaço adequado.
Outra proposta apresentada foi a de se implantar um curso de artesanato voltado especialmente às presas. Assunto este que será discutido nas próximas reuniões sobre a viabilidade.
Legalidade e ações
O Ministério Público, representado pelo Dr. Rafael Muzy deu orientações de como proceder na legalidade para contratações de estagiários e na viabilidade da busca de recursos e apoios estruturais junto ao comércio e a sociedade civil em geral para que auxiliem esses projetos.
Foram vistas junto ao agente do Depen, as possíveis datas das visitas dos membros do Conselho na 2ª SDF junto com o Ministério Público, para verificações in loco sobre as necessidades dos presos e se há possibilidade de se promover atividades educativas.
A próxima reunião do Conselho da Comunidade ficou agendada para o próximo dia 24 de maio. A presidente Dra. Iracema Carvalho disse que irá convidar mais autoridades da região para que participem e colaborem

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul