quinta-feira, junho 30, 2016

Construção civil lidera a criação de postos de trabalho no Paraná

A Construção Civil foi o setor que mais gerou empregos no Paraná no mês de maio. Com base nos dados do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados -, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, foram criadas 173% mais vagas na construção civil no Estado, na comparação com o mesmo mês do ano passado. 

A ocupação que mais gerou empregos no Paraná em maio foi a de Ajudantes de Obras Civis (+ 588 postos), seguida de Trabalhadores de Estruturas de Alvenaria (+272 postos). Supervisores da Construção Civil também se destacaram com + 218 postos.

Apesar do saldo final ser negativo no mês de maio no Estado (- 3.388 postos de trabalho), o Paraná ocupa a melhor colocação entre os Estados no Sul e aparece na 20ª colocação do ranking nacional de empregos. Santa Catarina registrou um saldo de -4.815 postos, e ficou na 23ª colocação, e o Rio Grande do Sul, com -15.829 postos, ocupa o último lugar no ranking (27º). O saldo do País ficou em -72.615 postos.

“Em que pese o saldo negativo do Estado, percebe-se que este não se disseminou de forma equitativa a todos os seguimentos de atividade, além da Construção Civil (+1.033), a Administração Pública (+86) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+57) também apresentaram saldo positivo”, ressalta a economista do Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Suelen Glinski Rodrigues dos Santos.

No acumulado do ano (janeiro a maio), o setor de Serviços (+ 3.569) foi o que mais gerou empregos no Estado, seguido da Agropecuária (+1.011) e da Administração Pública (+425). “Esses setores merecem destaque porque ambos estão conseguindo se manter e isso irá trazer um saldo positivo para o próximo semestre”, disse o economista Daniel Nojima, do Ipardes - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul