sexta-feira, maio 27, 2016

Hospitais públicos do Paraná podem fechar leitos por falta de dinheiro

                      
O paranaense que depende da rede pública de saúdes pode ter problemas em breve. O Hospital das Clínicas, o HC, e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, em Curitiba, além da Santa Casa, correm o risco de ter que desativar leitos de hospital e suspender atendimentos devido à falta de dinheiro. Os três hospitais públicos dependem de dinheiro do Sistema Único de Saúde, que não é suficiente para cobrir as despesas dos hospitais.

Devido à crise econômica e ao desemprego crescente, o número de paranaenses que deixam de recorrer à rede privada de saúde para bater às portas dos hospitais públicos cresce mensalmente. Essa é uma das causas da penúria dos cofres dos hospitais, segundo os representantes dos hospitais, pois aumenta o número de pacientes e de material utilizado, mas os recursos repassados para atendimento permanecem os mesmos.
Já faltam serviços nos hospitais públicos

Mesmo com a falta de recursos nenhum dos 670 leitos do HC e da maternidade foram fechados, mas de acordo com Flávio Tomasich, alguns serviços não são mais oferecidos pela simples falta de recursos para custear os materiais.

A situação na Santa Casa, por outro lado, não é tão simples. Com um déficit anual de R$ 22 milhões, algo que se arrasta já há alguns anos, o hospital já foi obrigado a diminuir o número de leitos ao longo dos anos. Referência no estado para a realização de transplantes de coração, rim e córneas, além de outros, a Santa Casa tem 80% de suas despesas custeadas pelo SUS, e é ai que está o problema, já que segundo o hospital, a tabela de pagamento por procedimento do SUS não é revista há cinco anos.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul