quarta-feira, março 30, 2016

Laranjeiras do Sul:Amigos da Criança define cronograma de atividades


Projeto do Instituto São José atenderá 1.064 crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIS

O projeto do Instituto São José em parceria com a Tractebel Energia - Amigos da Criança, realizou na manhã de segunda-feira, 28, no Hospital São José, a primeira reunião do ano, para definir o cronograma de atividades de prevenção em saúde com os nove Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIS. Participaram da reunião as coordenadoras do Projeto Amigos da Criança, as coordenadoras dos Centros de Educação Infantil, através da Secretaria de Educação, e as voluntárias. 

O projeto Amigos da Criança abrange todos os Centros Municipais de Educação Infantil, e este ano atenderá um total de 1.064 crianças. O projeto tem como objetivo a prevenção de doenças que venham a prejudicar o desenvolvimento infantil. Este ano estará focado em atividades de prevenção em saúde, como higiene e alimentação saudável, consultas com pediatra e oftalmologista, e também realizará atividades lúdicas com foco na saúde e desenvolvimento.

Ana Paula Perussolo, coordenadora municipal pedagógica dos CMEIS, destaca que o projeto é notável, pois realiza atividades de prevenção em saúde, englobando as famílias. “O Amigos da Criança vem somar com as nossas atividades, principalmente de prevenção, trazendo as famílias para participar. Ele é muito importante para nós do município, pois tem o seu foco voltado na prevenção em saúde das crianças”.

Inclusão e sustentabilidade

A psicóloga voluntária do projeto há sete anos, Naiane Wendt, destaca que esse ano o trabalho psicológico será diferenciado, serão realizadas algumas intervenções em salas de aulas nas turmas que tem crianças inclusas. “Esse trabalho é para que a gente possa desde o começo do ano ir trabalhando com o convívio com as diferenças, preparar essas crianças a lidar com as diferenças, a tolerar as diferenças e construir relacionamentos com os diferentes. A ideia é trabalhar com as crianças no contexto escolar favorecendo o discurso e a fala sobre as diferenças e o convívio entre os diferentes”.

Vanessa Correa Eleutério diz estar muito feliz em participar pelo primeiro ano no Projeto Amigos da Criança, ela acredita que a mudança começa em si para o coletivo, e com esse intuito, trouxe para o projeto a atividade de autonomia e sustentabilidade. “A proposta inicial é a “Feira de Troca de Brinquedos”, entendendo que a gente tem a questão do consumismo, muitas vezes nossos filhos já tem uma serie de necessidades que já são cumpridas em relação a bens materiais, a questão de se libertar e a autonomia das crianças é que queremos trabalhar com essa atividade”. A feira está programada para acontecer em Outubro.

A coordenadora do projeto, Eleonora Tosetto, agradeceu a todos os parceiros e voluntárias que participaram da reunião. “Agradecemos a presença de todos os voluntários, que graças a eles esse projeto existe, aos profissionais da área da saúde, e a todos aqueles que quiserem fazer parte do nosso projeto, estejam convidados, sempre precisamos de pessoas que queiram fazer o bem. Agradecemos imensamente aos nossos parceiros, Secretaria Municipal de Educação e Tractebel Energia”.

Via Juliana Pavlak

Jornalista - DRT/PR 7666Assessoria de Comunicação e Marketing ISJ

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul