terça-feira, março 29, 2016

Casamento Coletivo - Dia do Sim’ reúne 355 casais em seis cidades do Paraná

Seis cidades do interior do Paraná vão realizar cerimônias coletivas de casamento entre os dias 30 de março e 1° de abril. No total, 355 casais vão participar do “Dia do Sim” nos municípios de Ortigueira, Imbaú, Jaguariaíva, Ibaiti, Ventania e Tibagi. A oficialização do casamento é gratuita.

De acordo com o Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Irpen), a maioria dos casais vai fazer a conversão de união estável em casamento, ou seja, pessoas que já vivem juntas e buscam regularizar a situação. O casamento coletivo contribuiu no aumento do número de casais registrados nos últimos anos.

Um levantamento realizado pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), entre os anos de 2010 e 2014, revelou que a procura pela união aumentou 21% neste período. Para o procedimento legal do casamento, em um cartório de Registro Civil, é necessária a presença de duas testemunhas maiores de 18 anos, que atestem conhecer o casal e afirmem não existir impedimento legal que os iniba de casar.

O “Dia do Sim” é promovido desde 2014 pelo Irpen em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR) e o Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen).

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul