terça-feira, fevereiro 02, 2016

Eleições 2016 - Pelo menos dez deputados são potenciais candidatos a prefeituras


As eleições municipais de outubro devem elevar a “temperatura” e pautar os debates da Assembleia Legislativa, que retoma os trabalhos amanhã. Pelo menos dez deputados são potenciais candidatos à disputa pela prefeituras do Estado, sendo cinco somente em Curitiba. Além disso, os demais parlamentares – mesmo não entrando diretamente na busca por votos – certamente também estarão com as atenções voltadas para a campanha eleitoral, que começa oficialmente em agosto, mas desde já movimenta os bastidores da política paranaense.

Na Capital, a lista de pré-candidatos inclui o filho do senador Roberto Requião, Maurício Requião Filho (PMDB); o líder da bancada de oposição, Tadeu Veneri (PT); Ney Leprevost (PSD); a filha da vice-governadora, Cida Borguetti (PROS), Maria Victória (PP), e “correndo por fora”, o deputado Mauro Moraes (PSDB), que pode ser lançado como candidato do partido do governador Beto Richa (PSDB).

A relação pode incluir ainda o atual secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e deputado estadual licenciado, Ratinho Júnior. Apesar de ainda não ter definido oficialmente se será ou não candidato a prefeito, Ratinho Jr deve deixar o governo até o início de abril, quando termina o prazo para a desincompatibilização de quem ocupa cargos no Executivo. Dessa forma, manteria abertas as chances de entrar na disputa até o final de julho, quando acontecem as convenções partidárias. Em 2012, ele chegou ao segundo turno da eleição, vencida pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT). Especula-se ainda que Ratinho Jr pode permanecer na Assembleia mesmo se não for candidato a prefeito, para concorrer à presidência da Casa, no final do ano, e angariar cacife para tentar uma candidatura ao governo ou a vice, em 2018.

A “proliferação” de concorrentes é estimulada pela profunda crise política que vem minando os índices de aprovação de praticamente todos os ocupantes da cargos executivos, incluindo Fruet, que apesar de ter recuperado parte de sua popularidade, aparece na última pesquisa disponível, de dezembro, com 48% de avaliação positiva junto ao eleitorado, segundo levantamento da Paraná Pesquisas.

Diante desse cenário, os parlamentares devem dar maior atenção às questões envolvendo a Capital, como o transporte coletivo, cuja tarifa está sofrendo novo reajuste, de R$ 3,30 para R$ 3,70, e motivando uma interminável queda de braço entre a prefeitura e as empresas de ônibus, com constantes paralisações do serviço.

Outros parlamentares também são potenciais candidatos às prefeituras do interior do Estado nas eleições deste ano. São eles: Leonaldo Paranhos (PSC), em Cascavel; Bernardo Carli (PSDB), em Guarapuava; Chico Brasileiro (PSB), em Foz do Iguaçu; e Marcio Pauliki (PDT), Ponta Grossa. Ex-prefeito dessa última cidade, o deputado Péricles de Mello (PT) vem afirmando que não concorrerá, preferindo trabalhar por uma frente de esquerda para apoiar o deputado federal Aliel Machado (PCdoB).

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul