quinta-feira, janeiro 28, 2016

Em 2016 , candidatos terão que informar doações eleitorais em 72 horas

As mudanças nas regras para o financiamento da disputa eleitoral de 2016 não se limitam ao fim das doações de empresas, mas avançam também no que se refere à ampliação da transparência das receitas das campanhas de candidatos a prefeito e vereador. Pela primeira vez, os eleitores brasileiros poderão acompanhar, em tempo “quase real”, o dinheiro que entrará na contabilidade de partidos e concorrentes à disputa.

Isso acontece porque a nova lei prevê que os concorrentes à disputa terão que informar doações em dinheiro em 72 horas à Justiça Eleitoral, que por sua vez terá outras 48 horas para publicar essas informações em uma página específica da internet especialmente criada para esse fim. Antes, as prestações de contas parciais eram feitas em duas vezes, no início de agosto e outra no início de setembro. Após a eleição, eles tinham que apresentar as contas finais.

Na prática isso permitirá ao eleitor acompanhar a evolução das doações quase diariamente, já que o recurso recebido em uma segunda-feira terá que ser informado até a quarta-feira, e divulgado pela Justiça na sexta-feira, e assim por diante.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul