terça-feira, outubro 27, 2015

Rio Bonito do Iguaçu - Associação Capanema dos Assentados vai ter barracão comunitário afirma INCRA.

O projeto de assentamento Ireno Alves dos Santos, com 934 famílias em Rio Bonito do Iguaçu/PR, região Sudoeste do estado, vai receber, em breve, mais um centro comunitário. Foi assinado nesta terça-feira (27), em Curitiba/PR, contrato de concessão de uso entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e a Associação Capanema dos Produtores Rurais Assentados, com a permissão de utilização de 4,2 mil metros quadrados (m2) do assentamento para a construção de um barracão comunitário. O contrato foi firmado pelo superintendente do Incra/PR, Nilton Bezerra Guedes e pelo presidente da Associação Capanema, Newton Ferreira da Silva.

A Associação Capanema dos Produtores Rurais Assentados é formada por 39 famílias – em todo o assentamento vivem 934 – e uma das fontes de renda é a produção de mel. Além disso, a Associação tem um maquinário próprio para auxiliar o plantio, como siladeira, plantador e trator, de uso compartilhado entre os associados. “Com o barracão, poderemos ter um espaço para discussão das atividades produtivas e também para guardar as máquinas, evitando deslocamentos desnecessários de um lote para outro”, explica Newton.

A previsão dos assentados é que seja construída, junto ao barracão, uma Casa de Mel, para centralizar a produção de mel. “Hoje, cada produtor tem um apiário e produz uma certa quantidade em seu lote, mas sem organizar o destino da produção. Muita coisa se perde e também não temos muita escala para vender o mel para mercados maiores. Com a Casa do Mel, podemos unificar toda a matéria-prima e facilita bastante na hora da comercialização”, diz o coordenador da Associação Capanema. A produção de mel é comercializada até para fora do estado, no mercado consumidor de São Paulo. As atividades produtivas são organizadas pela Cooperativa Agroecológica Ireno Alves dos Santos (Coopaia).

Fonte: Assessoria do Incra

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul