sexta-feira, junho 26, 2015

Consequência de crimes policiais em debate


Para evitar situações em que policiais militares se excedem e pratiquem crimes durante abordagens e operações, uma palestra foi realizada para na manhã de ontem para aproximadamente 200 PMs de diferentes cidades da região. A palestra aconteceu no auditório da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e foi ministrada pelo major Paulo Henrique Semmer, oficial da Seção de Processos e Procedimentos Administrativos da Corregedoria da Polícia Militar do Paraná.

Durante o evento, os policiais assistiram a vídeos gravados por ex-policiais militares afastados da corporação por condutas inadequadas relatando fatos que resultaram em afastamentos da função. “São crimes que, muitas vezes, o policial acaba não percebendo que ao agir com rigor excessivo, com força excessiva que lei não permite ele pode sofrer consequência”, afirma Semmer. Segundo o oficial, na ânsia de desvendar um crime, em alguns casos o policial acaba cometendo o delito.

Exemplos de policiais do Paraná e de corporações de outros estados que acabaram perdendo a função pública foram os principais pontos da palestra. São esses abusos que o comando-geral da Polícia Militar do Paraná quer evitar na corporação.

Semmer diz que a questão preocupa porque o foco da Polícia Militar é prestar um serviço cada vez melhor à população, mas sempre pautando a conduta de acordo com a lei. “Às vezes, na boa intenção, o policial acaba cometendo um crime”, afirma. Esses crimes, em alguns casos, resultam em processos judiciais, afastamentos e até expulsões da corporação por violarem as regras e se excederem. “Estamos focando preventivamente devido a casos anteriores que já ocorreram na corporação“, observa. As palestras vêm sendo ministradas em diferentes regiões do Paraná e, desde o início do ano, já atingiram aproximadamente 2.300 policiais. Em Cascavel, participaram policiais de vários batalhões, entre eles do BPFron (Batalhão de Fronteira) e BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária).

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul