sexta-feira, dezembro 19, 2014

Reserva do Iguaçu:Meninos da escolinha de campo conhecem o Funibol, o esporte reservense

Funibol, que significa funil mais bola. Assim se chama o esporte criando há 21 anos pelo professor e reservense do Iguaçu, José Evando Soares (Vando) e que foi conhecido pela garotada que frequenta a escolinha de campo da Secretaria de Esportes, na última quarta (17).
Coordenados pelo professor de educação física, Nivaldo Ribeiro, os meninos jogaram uma partida do esporte para conhecer suas regras. O campo utilizado para o jogo é similar ao do futebol com exceção da área do pênalti e do goleiro. Para jogar funibol não é necessário traves e sim uma espécie de funil que é montada ao centro do campo. Somente os jogadores que estiverem posicionados fora da área central podem tocar na bola e marcar ponto, colocando a bola dentro do funil.
Após ter obtido aval positivo da Presidenta da República, Dilma Rousseff, e do Ministério do Esporte, Vando está prestes a receber o registro de patente da invenção do funibol através do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Com o apoio do Secretário de Esportes, José Maurici (Maurinho) e do Prefeito Emerson Julio Ribeiro, ele também pretende oficializar o esporte no município.
“O esporte é uma maneira de o jovem valorizar o seu corpo, de começar a se gostar. Funciona também como um entretenimento que livra crianças e adolescentes do caminho das drogas lícitas e ilícitas”, enfatizou Vando.

Setor de Comunicação do Município de Reserva do Iguaçu

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul