sexta-feira, agosto 29, 2014

Quatro cidades do Paraná estão entre as 15 que têm melhor saneamento do país

Entre as maiores cidades brasileiras, Maringá está em segundo lugar no Ranking Saneamento nas 100 Maiores Cidades. Divulgado na quarta-feira (27) pelo Instituto Trata Brasil, o levantamento utilizou os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com ano-base de 2012. Além de Maringá, Curitiba também aparece em destaque, na primeira colocação entre todas as capitais. Ainda estão em posição privilegiada no cenário nacional as cidades de Ponta Grossa, que aparece em 11º lugar, Londrina (13ª posição), Cascavel (27ª), Foz do Iguaçu (40ª) e São José dos Pinhais (61ª posição).

“Os números refletem os investimentos da Sanepar para ampliar a cobertura com os serviços de água tratada e de coleta e tratamento do esgoto doméstico nos 346 municípios em que atua”, afirma o governador Beto Richa (PSDB). Destacam-se, de modo muito particular, Cascavel, que subiu 18 posições em relação ao ranking do ano passado, e Ponta Grossa, que subiu sete posições.

SITUAÇÃO NACIONAL – A média nacional de atendimento com água tratada é de 82,7% da população. Nas 100 maiores cidades, 92,2% dos moradores têm cobertura. Na Sanepar, este índice é de 100% desde a década passada, o que configura a universalização do serviço.

Quanto ao esgoto doméstico, a média nacional de cobertura é de 48,29%. Nas 100 maiores cidades, o serviço é oferecido para 62,46% da população. Na média da Sanepar, em 31 de dezembro de 2012 (data de referência da coleta dos dados) a cobertura era de 62,11 e hoje é de 64,45. Neste aspecto, mais uma vez Curitiba é citada como “destaque positivo”.

UNIVERSALIZAÇÃO – Pela primeira vez, o Trata Brasil apresenta a evolução dos indicadores nas 20 melhores e nas 20 piores cidades, observando como referência os avanços no período de 2008 a 2012. Esta análise permite avaliar se os municípios estão caminhando, ou não, para alcançar as metas de universalização do serviço previstas pelo governo federal no Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). As metas do Plansab são coletar 92% do esgoto doméstico e tratar 86%.

De acordo com o estudo divulgado, em 2012, Maringá, Curitiba e Londrina já tinham o serviço de esgoto universalizado. Embora não conste do estudo, nas cidades de Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, o serviço oferecido pela Sanepar já estava universalizado em 2012.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul