sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Laranjeiras do Sul:Jornal Diário do Estado repercute ação do Ministério Público, ação resultou em Prisão por crime de peculato

Na última quarta-feira (26) o Ministério Público recebeu denúncia que maquinários da prefeitura municipal de Laranjeiras do Sul estariam executando serviços de terraplanagem em terreno particular. Tomando conhecimento o promotor de Justiça Danilo Pinho Pereira se deslocou com equipe policial até a Rua Vereador Arlindo Bavaresco e acabou encontrando no local um caminhão e uma retroescavadeira com identificações da administração municipal, além de funcionários públicos em pleno horário de expediente realizando a empreitada.
Durante a abordagem o promotor Danilo Pinho Pereira questionou ao funcionário responsável Ataíde (pertencente ao quadro da Secretaria de Obras) de quem era a ordem para que ali realizassem o trabalho, quais confirmaram que teriam sido contratados pela proprietária do terreno. Havendo a confirmação e o flagrante do crime de peculato, o agente público foi preso e conduzido pelos policiais até a 2ª. SDP – Delegacia de Polícia Civil de Laranjeiras do Sul.
O promotor Danilo Pinho acompanhou a lavratura do flagrante e o funcionário ficou detido na carceragem à disposição da Justiça. Segundo o Ministério Público essa é uma das medidas que serão tomadas para coibir possíveis crimes cometidos pelas administrações públicas de prefeituras na região da Cantuquiriguaçu.
Entenda o que é Peculato
Previsto no artigo 312 do Código Penal Brasileiro, Peculato caracteriza-se em apropriar-se o funcionário público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio. Pena de reclusão de dois a doze anos e multa.
Aplica-se a mesma pena, se o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.

LEIA ABAIXO MATÉRIAS RELACIONADAS

Laranjeiras do Sul:População satisfeita com as ações do Ministério Público Estadual

http://olhoabertopr.blogspot.com.br/2014/02/laranjeiras-do-sulpopulacao-satisfeita.html

Laranjeiras do Sul:Promotor de Justiça flagra caminhão e máquina da Prefeitura executando serviços em terreno particular, um funcionário público foi preso por peculato

http://olhoabertopr.blogspot.com.br/2014/02/laranjeiras-do-sulpromotor-de-justica.html

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul