terça-feira, outubro 29, 2013

Nereu Moura defende unificação do vestibular nas Universidades Estaduais

O Deputado Estadual Nereu Moura está apresentando um Projeto de Lei na Assembléia Legislativa, propondo a unificação dos vestibulares das Universidades Estaduais do Paraná com a Universidade Federal do nosso Estado.
O objetivo dessa iniciativa fundamenta-se na conclusão encontrada em estudos realizados pelo parlamentar, de que a grande maioria dos estudantes que freqüentam as Instituições de Ensino Superior mantidas pelo Governo do Estado, é proveniente de outros Estados da federação.
“Na verdade são jovens de outros Estados que tiram as vagas dos jovens paranaenses. Se o dinheiro dos impostos que mantém as Universidades Estaduais saem dos cofres públicos paranaenses, é importante priorizar as vagas à população que reside em nosso Estado. Unificar a data do exame do vestibular em todas as instituições de ensino, irá de certa forma, regionalizar os aprovados em cada Universidade já que determinados alunos que saem fazendo vestibular em todas as Instituições, terão que optar entre uma Faculdade ou outra”, disse o parlamentar.
O Deputado Nereu Moura destacou também que conforme prevê a Constituição Federal, o Ensino Superior é de responsabilidade do Governo da União, todavia o Paraná investe mais de 1 bilhão e 200 milhões por ano para manter o Ensino Superior. Com isso, deixa de investir essa quantia no Ensino Fundamental e Médio, que é obrigação do Estado. “Porém, já que as Universidades pertencem ao Paraná, temos que dar prioridade ao povo do nosso Estado, e com esta iniciativa, acredito que iremos facilitar o acesso universitário aos jovens que moram por aqui, principalmente aqueles menos protegidos pela sorte”, finaliza.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul