quarta-feira, maio 29, 2013

Detran esclarece que novo lacre não custará a mais para o consumidor

O diretor do Detran-PR-, Marcos Traad, esteve na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira para esclarecer as dúvidas dos deputados sobre uma resolução do órgão que, a partir de 1º de junho, implantará um novo modelo de lacre nas placas dos veículos no estado. O convite foi feito pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB).
A medida, segundo Traad, é pioneira no país e atende a uma determinação do Departamento Nacional de Transito (Denatran). “Os estados deveriam ter se enquadrado em janeiro deste ano. Estamos atrasados, pois estávamos em busca de um processo moderno”, explicou.
Com o novo lacre numerado, as informações ficam no banco de dados do Detran e permitem o controle de origem e de destino de cada placa. Além disso, é uma ferramenta que traz mais qualidade aos serviços prestados pelas fábricas credenciadas, sem que haja aumento nos custos para o consumidor. “Havia uma confusão em relação às taxas, elas não sofreram aumento”, garantiu.
O diretor confirmou que a compra das placas continuará sendo realizada entre consumidor e fabricante e que caberá ao Detran o recolhimento da taxa relativa ao lacre. “Quem vende placas são os fabricantes de placas. O Detran cobra pelo lacre que mudará de características para evitar o furto e facilitar o processo de fiscalização. A negociação do preço da placa é entre o consumidor e a associação de fabricante. Não cabe ao Detran ter interferência sobre preços de placas”, disse.
Os automóveis já emplacados não precisarão trocar suas placas e respectivos lacres. A medida, que entra em vigor no próximo sábado, abrangerá os emplacamentos de veículos zero quilômetro, os veículos que são transferidos de cidades ou estados, e aqueles que tiveram seus lacres furtados, violados ou perdidos. 
 
Fotos: Nani Gois/Alep 
Reportagem Sonia Maschke - 
J
aime Santorsula Martins -
 
Assessoria de Comunicação da Presidencia 
 
Assembleia Legislativa do Paraná

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul