quarta-feira, abril 24, 2013

Porto Barreiro:Campanha de vacinação contra a gripe segue até dia 30 de abril no Paraná, 73% do público alvo já estão imunizados no município

Foto: O secretário de Saúde de Porto Barreiro, Anderson Marangoni, tomando a vacina.

A Secretaria da Saúde do Paraná prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até terça-feira (30). A medida foi sugerida pela Comissão de Estadual de Infectologia na reunião realizada nesta segunda-feira (22). Até o começo desta tarde, 950 mil pessoas já haviam recebido a vacina contra a gripe desde o início da campanha. Neste ano, a expectativa é vacinar 2,5 milhões de paranaenses.

A vacinação segue até terça-feira (30) nas unidades de saúde de todo o Paraná, das 8h às 17h. A Secretaria da Saúde orientou as 22 regionais de saúde para que os municípios que tiverem baixa cobertura vacinal e grande circulação de pessoas também façam postos volantes durante a semana. Além disso, recomenda a todos os municípios que no próximo sábado (27) mantenham as unidades de saúde abertas para vacinação.

Pela primeira vez a campanha de vacinação foi antecipada em 20 dias, uma reivindicação do Paraná desde 2011, pois no sul do Brasil o inverno é mais rigoroso. Neste mês as temperaturas já estão baixas e os casos de gripe começam a ser registrados.

A vacina leva em média 15 dias para garantir a imunidade, dessa forma é imprescindível que a população receba a vacina antes do inverno chegar.

O secretário enfatizou que, neste ano, também estão sendo vacinados os doentes crônicos e as mulheres que tiveram filhos em até 45 dias (puérperas). "Sabemos que esta população é mais vulnerável. Recebemos 1 milhão de doses a mais para atender a estes públicos".

Em Porto Barreiro até esta segunda-feira, 22, foram vacinados 73% do público alvo. De acordo com o secretário Anderson Marangoni até o término desta campanha a saúde do município irá atingira a meta que é de aproximadamente 600 pessoas.

PREVENÇÃO – A gripe pode ser prevenida com alguns cuidados de higiene como lavar bem, e com frequência, as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e, ainda, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

As pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal devem procurar o serviço de saúde para receber o tratamento com o antiviral oseltamivir, quando indicado. Se o medicamento antiviral for prescrito em até 48 horas, a chance de cura é de aproximadamente 100%.

Fonte:http://www.portobarreiro.pr.gov.br/noticias_abrir.php?noticia=61

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul