terça-feira, março 26, 2013

laranjeiras do Sul:FIM dos Narcóticos Anônimos (NA) , seria este mais um "avanço" da atual administração?


Foto ilustrativa:Inauguração do CAPS em junho de 2009

FIM dos Narcóticos Anônimos (NA), em Laranjeiras do Sul – PR

 O NA É uma irmandade mundial, sem fins lucrativos, ativa em mais de 130 países e com mais de 55.000 reuniões semanais no mundo. As reuniões são TOTALMENTE GRATUITAS. Não há matrículas nem taxas.
Por iniciativa da própria população, ex viciados e viciados em recuperação, estavam realizando reuniões do NA em nosso Município, em uma sala no CAPS, no período noturno, para facilitar a participação da população, eis que a maioria trabalha o dia todo.
As reuniões estavam tendo ótimos resultados, mesmo sem auxílio de médicos, assistentes sociais e psicólogos, e o número de participantes estava crescendo consideravelmente. Lá expunham suas aflições, seus medos, receios, bem como, o desejo de  vida livre de drogas!
Sabe-se que, dependentes químicos necessitam de amparo, carinho e credibilidade, e essas reuniões, tinham exatamente essa finalidade, de ressocializar essas pessoas, dar a elas uma nova chance de vida, reintegrá-las novamente à sociedade.
Ocorre que, a Administração Municipal, que se diz muito preocupada com a saúde pública,  “cortou” essas reuniões, ou seja, não disponibiliza mais a sala do CAPS, que era usada para as reuniões, alegando que era necessário um segurança, e que a Administração não teria condições de arcar com essa despesa.
Ora, se a Administração não possui verba para custear um “segurança”, imagine então, os frequentadores do NA.
O que não se sabe exatamente, é o porquê da necessidade de um segurança. Será que os narcóticos precisam de proteção? Ou a Administração está querendo se precaver contra os próprios narcóticos?
Total descaso da Administração que ao invés de ajudar, prestar auxílio e acreditar na recuperação do ser humano, simplesmente acaba com o sonho da recuperação e da reintegração à sociedade.
O preconceito prevalece, lastimável!!
Nossa cidade está tomada pela droga, que vem destruindo inúmeras famílias. Mães que perdem o sono à espera de filhos que muitas vezes não chegam. Mães que se mudam, a fim de salvar seus filhos.
A população espera na Administração. alguma atitude benéfica, alguma iniciativa em favor dos dependentes químicos.
A droga, é um problema de saúde reconhecido pela OMS Organização Mundial da Saúde, além de ser um problema social e educacional.
A Administração trata com descaso a saúde pública, o que, na realidade deveria ser tratado como prioridade. Será que existe em nosso Município uma Comissão Anti-droga? Se existe não funciona! faltam políticas claras, incentivos e recursos dos governos estaduais e federal. É preciso capacitar profissionais para que possam dar assistência aos usuários, e também à família que está desmoronada. É preciso um projeto de recuperação e ressocialização do dependente químico. Não há qualquer incentivo financeiro ao Esquadrão Resgate, que é a única Instituição que oferece tratamento aos dependentes químicos, e que tem lutado sozinha para se manter e recuperar os dependentes.
É necessário movimentar a sociedade, o poder executivo, legislativo, judiciário, para que juntos possamos acabar com esse mal que tem dominado nossa cidade, e não transferir essa responsabilidade aos dependentes, como estava sendo feito até agora, pois são eles que precisam de ajuda!
Esperamos uma atitude da atual Administração que não se compadece com o sofrimento de inúmeras famílias que estão perdendo seus filhos para as drogas!
É com pesar que publico o descrédito da Administração para com o ser humano em ter retirado da sociedade, uma das únicas formas que tinham de cura!
Solicitamos ainda, a toda sociedade laranjeirense, ajuda no sentido de que encontremos uma sala disponível para que o NA possa novamente, funcionar em nosso Município.

PERGUNTAMOS, É ASSIM QUE LARANJEIRAS PODE MAIS?????


Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul