sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Nos EUA não existe "de graça", Por Maurício Requião

Tem um país que fica pertinho dos Estados Unidos. Só que lá todo mundo fala espanhol. Lá tem praias caribenhas. Lá as pessoas olham para os EUA e sonham em ter uma vida melhor. As pessoas arriscam suas vidas para passar o "abismo" mortal que separa estes dois países. 

Eles olham para as luzes iluminando a noite ao longe, lá nos Estados Unidos, e pensam: se eu conseguir chegar vivo lá eu vou ter Ipad, Iphone, Ipod, casa, carro, TV de plasma, e todo o mais que me promete o sonho americano.

Alguns conseguem entrar no EUA. Chegam lá e descobrem que não existe saúde gratuita, descobrem que os empregos para os Latinos são os subempregos, descobrem que no congresso americano existe uma frente que não quer imigrantes nas escolas publicas americanas, e, descobrem que o "american dream" é financiado, todo ele é financiado, e, não é fácil conseguir crédito. 

Não tem saúde, não tem carrão, não tem TV, não tem emprego dos sonhos e nem todo mundo tem uma chance de ter todos os produtos da apple. A grama do lado de lá só mais verde porque os latinos trabalham como jardineiros.

Ligam pra casa e dizem: "No Mama, a ca esta todo bien. No regresaré a Mexico. A ca tengo um sueño."

- Sim estou generalizando. Existem imigrantes que obtiveram o sucesso. Mas não são todos, nem tão pouco a maioria. 
- E você aí achando que estava falando de Cuba. Nos EUA não existe "de graça"

Por Maurício Requiao / Facebook https://www.facebook.com/mauricio.requiao

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul