segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Laranjeiras do Sul:Querem derrubar a nova chefe do NRE


Na manhã deste sábado passado, 23 de fevereiro, aproximadamente 40 educadores estiveram reunidos nas dependências do Colégio Estadual Érico Veríssimo, em Laranjeiras do Sul, participando da Assembleia Regional Extraordinária da APP-Sindicato. Esta atividade faz parte do calendário de luta da categoria para este inicio de ano letivo, que tem sido marcado por um enfrentamento bastante contundente com o governo do Estado do Paraná.

Durante a assembleia foi apresentado para a categoria os resultados das últimas negociações com governo, fazendo uma avaliação deste processo, destacando os avanços obtidos bem como os retrocessos desse último período, para além disso, foi apresentado e reforçado o calendário de mobilização, bem como aprovado a recomposição da diretoria do Núcleo Sindical.
Para Rudison Luiz Ladislau, Secretário de Comunicação da APP-Sindicato, “A conjuntura atual tem levado para uma maior organização, mobilização e unidade da categoria, funcionários e professores. O estágio de enfrentamento chegou a este patamar, após uma série de reuniões e mobilizações durante o ano de 2012 que não foram suficientes para avançar na pauta da educação, pois inúmeros compromissos assumidos pelo governo não têm sido cumpridos. Dessa maneira, a categoria faz um intenso calendário de lutas, esperando sair vitoriosa desse enfrentamento, para poder avançar rumo a uma educação de qualidade”.
 Educadores repudiam a nomeação da nova chefa no NRE

             Outro item muito debatido durante a assembleia, foi a nomeação da ex primeira dama do município de Laranjeiras do Sul, Eliza Gemelli da Silva, na chefia do Núcleo Regional de Educação.
Apesar de reconhecer que se trata de um cargo comissionado, a categoria se demonstrou contrária quanto a indicação de um nome que não tem vinculo com a educação.   Pois se entende que, para estar à frente nas discussões e decisões relacionadas à educação nos municípios ligados, ao NRE  de Laranjeiras do Sul,   parece ser óbvio  que a pessoa nomeada para representar os educadores, deveria no mínimo fazer parte do quadro funcional do magistério. Isso pensando numa educação de qualidade para nossos filhos e filhas.
Muitos comparam e perguntam, se hoje o atual concurso público para professor no Estado, é exigido curso superior licenciatura, prova de conhecimentos gerais e específicos, prova didática, prova de títulos, avaliação médica, então qual seria o critério adotado pelo governo para exercer a função de chefia do Núcleo de Educação? Será apenas o viés político? Tal situação demonstra o descaso e que o projeto de educação implementado vai contra o projeto educacional idealizado pelos trabalhadores em educação.

Calendário do Núcleo Sindical de Laranjeiras do Sul

26 de fevereiro – Encontro Estadual de Professores de Educação Física – Curitiba. Inscritos: Silvana Reis, Raphael Rosolen, e Agenor Bona.
28 de fevereiro – Ato regional, com panfletagem em frente ao Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, a partir das 9h30min.
05 de março – Conselho Regional (diretoria, representantes de escolas, representante de base e de município), a partir das 19 horas na sede do Núcleo Sindical.
06 de março – Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília.
07 de março – Panfletagem na rua XV de novembro (semáforo próximo ao banco Itaú), às 11 horas e às 17 horas, em Laranjeiras do Sul, referente ao dia Internacional da Mulher (8 de março).
08 de março – Conselho Estadual da APP em Curitiba – participarão a Presidenta Rosangela e o Representante de Base, Professor Marcelo do Vale Lopes.
09 de março – Assembleia Estadual da APP em Curitiba, o NS sindical disponibilizará transporte para a categoria. Saindo de Quedas do Iguaçu, passado por Laranjeiras, Virmond e Cantagalo. Inscrições pelo telefone (42) 3635-3179, ou pessoalmente na sede do NS até o dia 05/março. Obs.: tem que ser sindicalizado.
13 de março – Data prevista para o início da greve.

Karla Bianchin

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul