terça-feira, agosto 21, 2012

Guarapuava:Aeag e Aeagro ouvem propostas de candidatos a prefeito

A Aeag (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava) e a Aeagro (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava) estão ouvindo as propostas de governo dos candidatos a prefeito. Através de reuniões, os profissionais ligados às entidades de classe conhecem o programa de cada postulante ao Executivo e o compromisso para a valorização dos profissionais.

A cada encontro, as entidades ouvem um candidato. As reuniões já começaram este mês, com Antenor Gomes de Lima (PT). Hoje, é a vez de Jauri Gomes (PSC). No dia 30, Fábio Martins Ribas (PP) e, em 13 de setembro, Cesar Silvestri Filho (PPS). A dinâmica é simples. Primeiro é o candidato expõe seu plano de governo. Em seguida, os profissionais e representantes das entidades fazem os questionamentos sobre demandas públicas e temas ligados ao exercício da engenharia.

Na primeira reunião, assuntos como Plano Diretor Municipal, transporte coletivo e mobilidade urbana, fiscalização municipal de obras, hospital regional e curso de Medicina vieram à tona. Também foi exigido o posicionamento do candidato a respeito do salário mínimo profissional e a reserva de cargos de chefia em pastas como Agricultura e Habitação e Urbanismo a profissionais com formação técnica.

“É importante apresentar aos profissionais o plano de governo de cada candidato para que possamos enquanto eleitores escolher o melhor deles, considerando o atendimento às reivindicações do sistema CREA”, comenta o presidente da Aeag, Massanori Hara.

Para o presidente da Aeagro, José Roberto Papi, as reuniões abordam assuntos relevantes à comunidade. A participação dos profissionais e das entidades a quais são ligados é fundamental ao desenvolvimento local. “Temos certeza de que podemos contribuir com a sociedade no desenvolvimento de planos e ações para melhorar a situação socioeconômica de nossa cidade e esse é o momento de sugerir ideias viáveis aos candidatos, que possam se adequar ao seu plano de governo”, analisa.

Para que os projetos do candidato eleito sejam colocados em prática, torna-se necessária a participação dos profissionais do CREA-PR. “Não imaginamos um projeto urbano ou rural que venha ter sucesso ou que seja até liberado sem um acompanhamento técnico especializado, sabemos que Guarapuava tem poucos profissionais em seus quadros e com remuneração abaixo de mercado e do piso da categoria. Essa situação precisa ser corrigida com a contratação, melhoria dos salários e das condições de trabalho”, conclui Papi.

Em 26 de setembro, quando o CREA-PR entregar os EBDMs (Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal) aos candidatos, a Aeag e Aeagro aproveitarão a ocasião para oferecer um documento contendo as reivindicações das entidades e resultante das reuniões realizadas.

Confira o cronograma das próximas reuniões

09 de agosto – Antenor Gomes de Lima

21 de agosto – Jauri Gomes

30 de agosto – Fábio Martins Ribas

13 de setembro – Cesar Silvestri Filho

Local: Aeag

Horário: 19 horas

Via João Quaquio - Jornalista

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul