segunda-feira, agosto 27, 2012

Eleições 2012:Municípios do Paraná investem menos de 1% do orçamento anual em lazer

O investimento em lazer não é item obrigatório no orçamento planejado pelas prefeituras, mas é item essencial para o bem estar da população. Parques públicos, por exemplo, são iniciativas bem vistas pelas comunidades, mas nem sempre são demandas atendidas pelos governantes.
Nos últimos cinco anos, os 399 municípios do Paraná gastaram juntos menos de 1% da arrecadação total em lazer, segundo dados do Tribunal de Contas do estado (TCE-PR). De 2007 a 2010, a média oscilou entre 0,06% e 0,07% do orçamento, tendo crescido para 0,13% em 2011. Esses números conferem média de apenas R$ 5 mil por mês em cada cidade do estado.

“Eu passo a semana na cidade, na rotina de muito movimento, e aqui a gente tem essa oportunidade de estar em contato com a natureza”, comentou um frequentador de parques em Cascavel. Essa vantagem percebida através do lazer pelo morador é endossada pela ciência, segundo a psicóloga Karine Rizzardi, que explica que as tarefas do dia-a-dia concentram a atividade do cérebro na região do lóbulo pré-frontal.

“Quando você investe em tempo de lazer, quando você se desconecta dessas preocupações diárias, a irrigação do seu sangue abrange para outras áreas do cérebro, e isso vai fazer com que você tenha mais serenidade para lidar com as situações, você consegue organizar melhor o seu dia e a sua rotina”, detalhou.

G1

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul