terça-feira, julho 24, 2012

Guarapuava:Norma de desempenho na construção civil é tema de palestra

Uma nova norma deve provocar mudanças no mercado da construção civil. A Norma de Desempenho NBR 15575 entra em vigor em 2013 e exigirá de edificações habitacionais, casas ou edifícios que atendam a parâmetros de desempenho estruturais por um determinado tempo de vida útil. O assunto é tema de palestra promovida nesta quarta-feira, 25, às 18h30, pelo CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), em parceria com o Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná). O evento será na Aeag (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava).

A cidade é a segunda no Paraná a receber o ciclo de palestras “Norma de Desempenho NBR 15575 - Você já conhece?”. Os encontros começaram hoje, 24, em Ponta Grossa, e continuam no decorrer de julho e agosto passando por Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel e Curitiba. O objetivo é orientar os profissionais e empresários sobre os requisitos e critérios estabelecidos para que as edificações tenham desempenho mínimo durante sua vida útil. O evento é direcionado a empresas da área da construção civil e profissionais do Sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia)/CREAs.

O engenheiro civil do Sinduscon-PR, Ivanor Fantin Júnior explica que a Norma de Desempenho será a publicação mais importante para o setor nos últimos 30 anos. Segundo ele, nos países mais desenvolvidos as discussões sobre desempenho e durabilidade das edificações começaram antes da década de 70 e somente agora que o tema está se consolidando no Brasil.

“A globalização trouxe muitas mudanças no nosso cotidiano e uma das mais expressivas diz respeito à inovação. Diariamente muitos produtos são lançados no mercado e são utilizados no nosso setor sem a caracterização do seu desempenho, ou seja, se ele realmente atende a expectativa do usuário. A Norma de Desempenho dita os parâmetros que deverão ser seguidos e a forma de atuação desde o projeto até a conclusão das edificações”, explica Fantin Júnior.
As edificações habitacionais, grandes ou pequenas, casas ou edifícios, deverão obedecer a requisitos mínimos de desempenho a partir do ano que vem. “A norma veio como uma exigência do mercado para obtenção de maior qualidade nos empreendimentos. Com a implementação desta, os projetistas precisarão especificar os materiais, produtos e processos a serem utilizados nos empreendimentos a fim de que seja alcançado o tempo de vida útil determinado em projeto”, comenta Fantin Júnior. Ele antevê ainda que o atendimento a parâmetros mínimos de desempenho acústico, térmico, estrutural, entre outros, acarretará uma mudança de conceitos na forma de construir, bem como, na atitude dos profissionais envolvidos.

Segundo o gerente regional do CREA-PR em Guarapuava, Geraldo Canci, a norma trará transparência aos projetos de edificações. “Os projetos devem ser bem detalhados e os sistemas bem coordenados para garantir a performance necessária dos padrões mínimos de desempenho térmico, acústico, de iluminação e de segurança estrutural”, comenta. “Os proprietários de imóveis têm uma ferramenta legal para exigir, das construtoras ou incorporadoras, que os sistemas que compõem os edifícios, desde instalações hidrossanitárias, pisos, estruturas, fachadas e coberturas e atendam obrigatoriamente a esses requisitos ao longo de uma determinada vida útil”, acrescenta.
Compreende-se por vida útil o tempo compreendido entre o início da operação ou uso de um produto e o momento em que o seu desempenho deixa de atender as exigências dos usuários pré-estabelecidas. Caso não sejam cumpridas as exigências, os construtores podem ser responsabilizados por não atenderem à eficácia prevista.

Discussão e revisão

Desde o final da consulta pública feita pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 2011, quando ficou estipulado o prazo de mais um ano para a revisão da Norma de Desempenho, o mercado aguarda a finalização dos trabalhos e as mudanças que ela acarretará no setor da construção civil.
“O Sinduscon-PR, preocupado com essa demanda, participou de todas as reuniões dos grupos de trabalhos e de todas as plenárias na ABNT em São Paulo com o intuito de discutir todos os requisitos e critérios das seis partes da norma e informar aos seus associados do andamento da revisão e garantir que os textos finalizados proporcionassem segurança jurídica ao setor como um todo. E o CREA-PR, participando das reuniões do Conselho Setorial da Indústria da Construção Civil da FIEP, juntamente com os demais Sinduscons, entendendo a importância da norma, não somente para as empresas, como também, para todos os profissionais ligados a área, fez uma parceria para divulgação nas principais cidades do Paraná”, conta Fantin Júnior.

QUADRO 1

Fatores de desempenho
Vários fatores definem o desempenho de uma obra. Confira os principais:
-Estanqueidade (vazamentos diversos);
-Performances térmica, acústica e lumínica;
-Saúde, higiene e qualidade do ar;
-Funcionalidade;
-Acessibilidade;
-Conforto tátil;
-Durabilidade e manutenibilidade;
-Impacto ao meio ambiente

QUADRO 2
Ciclo de palestras

25/07: Guarapuava
18h30
Local: Aeag (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava)
Rua Paraná, 1100, Bairro dos Estados

26/07: Francisco Beltrão
Sudenge (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná)

27/07: Foz do Iguaçu
Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu

30/07: Cascavel
Regional do CREA-PR de Cascavel
16/08 e 23/08: Curitiba
Sinduscon-PR

João Quaquio - Jornalista

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul