terça-feira, julho 31, 2012

Campo Bonito:Prefeitura prioriza o empacotamento de leite tipo “C”

Reunião na tarde desta terça-feira(24) definiu por adotar estratégias rápidas para a colocação em funcionamento da Indústria instalada em Campo Bonito

Empacotamento de leite

Há seis anos, a Administração de Campo Bonito, município sócio da Cantuquiriguaçu, definiu por instalar uma empresa de captação, resfriamento e a distribuição de leite à granel. Passos importantes foram dados para que efetivamente a indústria pudesse ser montada para atender as necessidades dos produtores de leite. No decorrer do período foi adotada uma outra posição que tinha por objetivo agregar valor ao leite in natura, que seria só resfriado e passado para a frente, comercializado para indústrias empacotadoras. Ou seja, de comum acordo com o município de Guaraniaçu, também engajado ao projeto, optou-se por receber o leite e empacotá-lo para ser distribuído no comércio de toda a região, pelo menos num raio de 50 quilômetros. No entanto, entraves burocráticos, sendo os mais importantes relacionados a área ambiental, acabaram atrasar o empreendimento. Para tratar deste assunto, foi realizada importante reunião na tarde desta terça-feira(24) na sede da Indústria Lactel, em Campo Bonito. Coordenou o encontro o prefeito Antônio Dominiak,(foto) que alias, pediu pressa aos seus assessores e presidentes de cooperativas, ao Sebrae, a Unioeste, a Cantuquiriguaçu e ao Condetec, no sentido de colocar a indústria de processamento de leite para funcionar no menor espaço de tempo. Argumentou que esse é um projeto de seis anos e que ainda não apresentou os resultados que eram esperados. Um dos resultados do encontro desta terça-feira(24), foi o agendamento de reunião com técnicos do IAP, Instituto Ambiental do Paraná, na próxima segunda-feira(30) em Cascavel, para acertar os últimos detalhes que ainda impedem o pleno funcionamento da Indústria. O prefeito Toninho, também agendou visita técnica ao Laticínio de Virmond, que deverá ocorrer brevemente. Conversou inclusive com o presidente da Cooperativa, Adilson Zanella. Ficou evidente o interesse de todas as entidades participantes da reunião no sentido de complementar o projeto e colocá-lo para funcionar já que a indústria dispõe de todos os equipamentos para o empacotamento do leite tipo “C”. O Governo Federal também liberou uma verba de R$ 150.000,00(Cento e Cinquenta Mil Reais) com liberação através da Caixa Econômica Federal, que será muito importante para complementar a infraestrutura da LACTEL. Da maneira como se encontra, sem grandes investimentos, a indústria pode processar até 15 mil litros de leite/dia.

CONHEÇA A EMPRESA

A Indústria Associação da Unidade de Industrialização, Pesquisa, Capacitação e Transferência Tecnológica de Leite e Derivados(LACTEL), é formada pela Cooperativa de pequenos produtores de leite e tem como ramo de atividade principal o recebimento e o resfriamento de leite. Tem por finalidade também, a pasteurização e o empacotamento de parte da produção com o objetivo de agregar valor ao produto. O empreendimento mantém como parceiros na concretização do projeto a Prefeitura de CAMPO BONITO e o SEBRAE. A Associação da LACTEL, foi fundada em 10 de fevereiro de 2010. Assumiu as atividades no Posto de Recebimento e Resfriamento de leite de propriedade da Prefeitura de Campo Bonito sob a licença de instalação número 5988(Protocolo 97684065), com vencimento em 19 de outubro de 2008. Possui PCA aprovado pelo Instituto Ambiental do Paraná(IAP) e, está passando por fase de atualização e modernização. Parte do sistema de tratamento de efluentes já encontram-se instalados. O projeto foi atualizado para atender o anexo 7º da Resolução da SEMA 70/09, que trata de valores de referência de vazão de efluentes de unidades industriais.

Via Cantuquiriguaçu

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul