sexta-feira, junho 22, 2012

Cantagalo:Secretaria do meio Ambiente realizou atividades na semana do meio ambiente


A Secretária do meio Ambiente de Cantagalo Sandra Mara Walendorff juntamente com o Conselho do Meio Ambiente, IAP, SEMA, professores estudantes e comunidade cantagalense, desenvolveram atividades no auditório da Prefeitura Municipal de Cantagalo.

O evento teve como abertura as apresentações musicais do PROJOVEM E CRER coordenados pelos professores Paulo Sidnei Malaquias, Antonio Policeno de Lima e Valdecir de Cristo, profissionais de renome na nossa região.

Houve também as Oficinas de construção com material reciclado. Coordenado pela Diretora da Escola Castro Alves, Diva Maria Schimidt , Professores e alunos, Construção de brinquedos e utilidades com vários materiais e aproveitamento de garrafa pet.

Oficinas de construção de flores e exposição de artesanato, coordenados pela Secretária da Ação Social, Neiva Ruth Patene Borelli e funcionários da Secretaria e clube das famílias saudáveis.

Aos alunos das escolas participantes foi orientado o plantio de flores nos canteiros ao lado do auditório da Prefeitura onde foram transformados pneus em vasos visando o reaproveitamento. Em seguida foram proferidas Palestras sobre a Política de resíduos sólidos coordenada por Joscelita Dellê, Coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA

A segunda Palestra sobre recursos hídricos foi ministrada por Graziella Portes da Silva, Engenheira química do Instituto das águas Paraná.

E a terceira Palestra sobre o Programa Coleta Seletiva e Plano de resíduos sólidos Municipal foi ministrado pela Engenheira Química Analice Garcia Krinski.. o evento pode contar com a presença dos Vereadores: Sirlei Terezinha Prates Okonoski, Vilson Alexandre de Oliveira e Vilson Rocha Ribas Secretários Municipais, Coordenadoras do projovem e crer e dos Conselheiros Representando as respectivas entidades, o cerimonial foi brilhantemente conduzido por Ponciano Abreu.

A Secretária do Meio Ambiente aproveitou ainda para apresentar o programa desenvolvido com a Ecocataratas que doou 5 kits de lixeiras de material reciclado que foram instalados a lado da BR 277 e no trevo da cidade. Falou ainda do convênio com a mesma entidade que doou o material e o município

executou o trabalho, para resolver os problemas com o escoamento de água que descia do asfalto até a Vila Caçula, hoje a comunidade esta sem problemas após o feitio da tubulação. Graças aos grandes parceiros como IAP Instituto das Águas, Secretaria de Estado do Meio Ambiente SEMA, e Ecocataratas, juntando com nossos esforços temos conseguido implantar inúmeras melhorias na área de meio Ambiente, Somos sabedores que temos muito a realizar buscando como formiginhas realizar nosso trabalho hoje por exemplo tive uma grande noticia que através de uma emenda do Deputado Alfredo Kaefer conseguimos para o Município R$; 200.000.00 (duzentos mil reais) para a compra de um caminhão compactador de lixo, que estamos em fase de licitação via Funasa. e este ano estamos implantando no Município o plano de resíduos sólidos que inclui a readequação do aterro sanitário localizado no Carazinho o qual o Prefeito Pedro Borelli autorizou para que fosse licitado uma empresa para elaboração do plano e responsabilidade técnica do aterro que está a cargo da empresa M S. Krinski.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul