domingo, janeiro 29, 2012

Laranjeiras do Sul: Dono de funerária fala que a central de triagem vai coibir ações criminosas no segmento funerário

A morte de um, tristeza de outro, alegria do agente funerário "temos serviço".

Central de triagem do serviço funerário vai moralizar o segmento

Assista na íntegra no vídeo acima a entrevista denunciadora do proprietário de funerária

A morte é lucrativa?

Edson Lourenço detém uma concessão de serviço funerário em Laranjeiras do Sul, Lourenço conta que está em Laranjeiras a 10 anos e que nesse período nunca houve um sistema de rodízio entre as funerárias, segundo ele existe favorecimento de algum (s) no segmento.

Edson lourenço falou sobre a luta que foi realizada para criar-se uma lei para moralizar e regulamentar o serviço funerário em Laranjeiras do Sul, a lei de nº 043/2009 de 18 de Novembro de 2009 regulamenta o segmento, foi aprovada pela Câmara de vereadores (http://cmls.pr.gov.br/wp-content/uploads/2011/11/043-2009.pdf) e sancionada pelo Prefeito Municipal (http://www.laranjeirasdosul.pr.gov.br/public/2009-12-22_021551.pdf).

O proprietário da funerária falou na entrevista que a implantação do serviço da Central de triagem do serviço funerário irá coibir o agenciamento de cadáveres, o abuso de preços, pagamento de propina e o mal profissionalismo, ela vem atender o povo, a implantação da central de triagem não é benefício para "A" ou B", e sim para toda a população laranjeirense, "A central de triagem vem regulamentar e moralizar o segmento", declarou Edson Lourenço.

Central de triagem

A central de triagem com sua implantação seria um departamento da prefeitura, ou então a prefeitura poderia terceirizar a uma empresa privada para administrar o serviço funerário.

Falta verba

Edson lourenço falou que a Câmara de Vereadores a algum tempo atrás solicitou do Executivo Municipal uma explicação pela não implantação da central de triagem do serviço funerário, o Executivo teria respondido que no momento não tinha dispunha de recursos para a implantação do serviço.

IML

Edson Lourenço falou também sobre a importância da implantação do IML em Laranjeiras do Sul, hoje se uma pessoa tem morte violenta, dependendo da gravidade tem que aguardar a vinda do famoso "rabecão" de Guarapuava até Laranjeiras, e assim a família além de aguardar a demora nas autopsias no IML de Guarapuava ainda enfrente uma viagem de mais de 100 km para fazer a liberação do corpo para depois fazer o translado a Laranjeiras, velório e sepultamento, o tempo médio de todo esse procedimento pode chegar até a 12 horas após a morte.

Edson Lourenço falou que espera que as autoridades competentes tomem providências em caráter emergencial para a regulamentação, implantação e moralização do serviço funerário em Laranjeiras do Sul.

Confira a lei na íntegra nos links abaixo:

Lei 043-2009 Publicada no site oficial da Câmara de Vereadores http://cmls.pr.gov.br/wp-content/uploads/2011/11/043-2009.pdf

Lei publicada no site oficial da Prefeitura de Laranjeiras do Sul http://www.laranjeirasdosul.pr.gov.br/public/2009-12-22_021551.pdf

A morte é a única certeza da vida, mas mesmo com esta certeza devemos tomar muito cuidado com os serviços prestados naquele momento de dor na perda de uma ante-querido, por isso sugerimos que se souber de algum abuso diante deste serviço prestado, primeiramente CHAME A POLÍCIA!!!!!

ACOMPANHEM DURANTE A PRÓXIMA SEMANA VÁRIAS MATÉRIAS SOBRE O SEGMENTO FUNERÁRIO

21 comentários:

Anônimo disse...

Se a lei existe E foi aprovada e publicada desde 2009... por que não exercer a democracia e fazer valer a lei que foi aprovada pelos nove ( 09 ) vereadores.????? Se a lei partiu do executivo porque o mesmo não colocou em pratica ????? Sera que em DOIS ano de existência não entrou verba para criar o IML e Essa central de triagem ??? que as autoridades competentes tomem providências em caráter emergencial para a , implantação e moralização do serviço funerário em Laranjeiras do Sul JUNTO COM ESSE IML TÂO SONHADO....

Anônimo disse...

parabéns pela matéria minoto, um verdadeiro caso de polícia, aguardamos mais matérias no segmento

Anônimo disse...

I.M.L JÀ.... O POVO SOFRE DEMAIS COM ESSE DESCASO JA FUI UNS DOS LARANJEIRENSE QUE PASSOU POR ESSE TRASTORNO MINHA FAMÍLIA SOFREU DEMAIS..UMA VERGONHA ....SO QUEM JA PASSOU POR ISSO PRA SABER..

Anônimo disse...

quando o IMl não vem buscar o corpo qual é o critério para escolha de funeraria para fazer o transporte?

Anônimo disse...

quando o IMl não vem buscar o corpo qual é o critério para escolha de funeraria para fazer o transporte?

Anônimo disse...

DE QUEM E A CULPA DO I.M.L EA CENTRAL DE TRIAGEM E A TAO SONHADA U.T.I NÂO SAIR DO PAPEL..???????(VEREADORES) (PREFEITO) (DEPUTADOS)OU DO GOVERNADOR???? AS ELEIÇÃO ESTÃO CHEGADO...E DAI O POVO SOFRE E POLITICO NENHUM FAZ NADA...CADE A CAMARA PRA FALAR E O PREFEITO O QUE FALA????

Anônimo disse...

esse ano sai o IML, essa é a jogada prá eleger o inseminador caçamba (scarpari).

Anônimo disse...

Senhor Edson voce falou tanto em agenciamento de cadaver e pagamento de propina de nome aos bois pois ate onde eu sei a familia escolhe a funeraria pra atende-los nos monentos de dor enquanto vc so pensa em puxar saco de politicos em nosso municipio
é facil ficar jogando na midia sobre pagamentos de propinas o dificil é provar.

Anônimo disse...

O primeiro empresario do mundo que pensa no bem do povo e não no proprio bolso deixa de demagogia ou vc acha que acreditamos nesse seu interesse no povo é pra acaba mesmo.

Anônimo disse...

é isso aí minotto, tem que denunciar mesmo.chega de tapar o sol com a peneira, o povo tá cheio de promessas.e este ano com certeza os mesmos que fizeram essas promessas, vão querer pedir votos com as mesmas promessas. publica aí.

Anônimo disse...

TEM QUE DENUNCIAR ISSO NO MINISTÉRIO PÚBLICO

Anônimo disse...

alguém leu a matéria de sexta-feira no correio do povo? chamem o ......

Anônimo disse...

a verba pro i.m.l ja veio NA ÉPOCA DO DEP BRADOCK e foi gasta em outra coisa e só verificar..ESTAVAM ESCONDENDO ISSO..a lei existe a 02 dois anos e porque ate hoje nao esta funcionando..PORQUE????? ALGUÉM ESTA SENDO BENEFICIADO COM ISSO...QUEMMMM????? CADE OS VEREADORES PARA VERIFICAR E FISCALIZAR....JA E LEI.

Anônimo disse...

UTI...IML....BARRACÂO INDUSTRIAL,PREFEITURA SEM PAREDE INTERNA,E TANTAS OUTRAS PROMESSA QUE ATE HOJE SO SERVIUUU PRA ENGANAR O POVO...CHEGAAAAAAA

Anônimo disse...

mexeu no vespeiro minoto, muita gente envolvida nisso a muitos anos..

Gabriel disse...

eu li ali alguem falando que quem escolhe é a Familia e fui obrigado a comentar, vc acha que na hora que uma pessoa morre na sua familia vc vai ter tempo pra pensar "QUAL FUNERARIA ESCOLHER ?" alguns até podem pensar nisso, mais concerteza a maioria NÃO, ai que entra a hora de enfermeiros e quem mais recebe propina falar "posso ligar pro 'fulano' da funeraria" falo isso pq conheço pessoas que passaram por isso já ! um abraço

Anônimo disse...

LARANJEIRAS DO SUL TEM UMA ARRECADAÇÃO DE MAIS DE QUATRO MILHÕES E MEIO E NÃO TEM VERBA PRA CONSTRUIR UM I.M.L E + UM DEPARTAMENTO.(È ISSO QUE LI.)..(VERGONHA) QUANTO FOI GASTO NA TÃO FALADA PRAÇA DO XADREZ HUMANO E PRA QUE ??? PRA DEIXAR O POVO VER SEUS PARENTE SER TRATADO COMO BICHO ( ISSO E UMA VERGONHA )A CAPELA E O CEMITÉRIO NUNCA PASSOU POR UMA REFORMA SENHORES POLITICO..

Anônimo disse...

o comentario acima sobre enfermeiros que ganham propinas vc pode provar o que esta dizendo pois trabalho nessa area e a pessoa que esta no hospital é paciente enquanto tem vida a partir do momento que morre a responsabilidade é da familia dizer que a familia não tem como pensar em funeraria? Sempre tem alguem mais calmo que vai a funeraria escolher a urna e acompanhar o familiar que morreu.
Agora se a famila escolhe uma funeraria que trata bem, que sabe a dor que passam naquele momento a culpa não é do enfermeiro e sim de algumas funerarias que não sabem nem mesmo colocar um morto no caixão.

Anônimo disse...

prefeito que não cumpre a lei por causa de favorezinhos entre vereadores e donos de funerárias... e inventem de me pedir que eu dou o nome de um por um e de como fazem... só não sei se o minoto vai divulgar...

Anônimo disse...

É pra acabar mesmo, é só fazer uma comparação nos atendimentos feitos pelas funerárias e todos verão a diferença na hora, é incrivel como certos "empresarios" tem coragem de falar coisas sem saber, mais isso só prova quem em Laranjeiras do Sul a inveja é causadora de muito tulmuto.. Parem de se preocupar com a vida dos outros e tratem de cuidar das suas vidas, bando de cobras! Temos muito mais problemas na saúde, educação e segurança, porque não se preocupam em cobrar dos governantes essas coisas?? E deixar em paz aqueles que trabalham com dignidade???

Anônimo disse...

Uma ou duas FUNERARIAS??? Ah fala sério sr. Edson, fala a verdade e diz que o sr. precisa desse tipo de publicidade para sair do buraco. O seu serviço é de baixa qualidade e ainda quer dizer das demais funerarias??? Ah por favor neh, nos ainda temos que escutar essa ladainha?? O que a inveja não faz numa pessoa?? Agendamento de cadavers? Isso não existe, o que o sr quer é que 100% dos obitos da cidade sejam feitos em sua funeraria.. E lamentavel que a população laranjeirense tenha que perder tempo ouvindo essa porcaria.. FALA A VERDADE E DIGA QUAIS SÃO OS SEUS VALORES... LARANJEIRENSES CUIDEM COM O QUE ESCUTAM E PRINCIPALMENTE AONDE IRÃO DEIXAR SEUS ENTES QUERIDOS, NAS MÃOS DE QUEM SABE O QUE FAZ OU NAS MÃOS DE QUEM NÃO TEM CAPACIDADE PARA TAL???? Somos frutos de uma terra de gente honesta e trabalhadora, e precisamos desse tipo de gente para tratar com respeito nossos falecidos!!!

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul