domingo, janeiro 29, 2012

Curitiba: Luciano Ducci se licencia, Sabino Picolo assume a prefeitura

Durante dez dias, o prefeito de Curitiba será o vereador Sabino Picolo (DEM), presidente em exercício da Câmara Municipal. Luciano Ducci (PSB) fez a transmissão de cargo na manhã desta sexta-feira (27), na sede do Poder Executivo. O motivo é uma viagem do prefeito à França e à Suíça para participar de um encontro internacional de meio ambiente e apresentar projetos da administração.

Essa é a primeira vez que Picolo irá assumir temporariamente a gestão da capital paranaense. De acordo com o site da Câmara Municipal, Picolo vai assumir a prefeitura com o objetivo de “dar continuidade às ações administrativas e políticas do prefeito Luciano Ducci”.

O vereador do Democratas assumiu interinamente a presidência do Parlamento municipal porque o titular, João Cláudio Derosso (PSDB), pediu afastamento de 90 dias, em novembro de 2011.

Derosso deixou o cargo dois dias após o Ministério Público do Paraná (MP-PR) ter pedido o seu afastamento da presidência da Câmara e o bloqueio de seus bens. O MP abriu ação de improbidade administrativa contra Derosso, no qual solicita a devolução de R$ 5,9 milhões após denúncias de supostas irregularidades em contratos de publicidade firmados entre a Câmara e uma empresa cuja dona é a mulher do vereador. Além disso, há suspeitas de superfaturamento em material publicitário do Legislativo municipal.

O caso, coincidentemente, veio à tona em julho do ano passado, durante a última viagem de Ducci à Europa. À época, o prefeito viajou para assinar convênios para financiar obras na capital.

A Câmara Municipal será presidida interinamente pelo vereador Tico Kuzma (PSB), primeiro vice-presidente em exercício. Caberá a Kuzma abrir os trabalhos da Câmara no próximo dia 1° de fevereiro. O ano legislativo começa já sob a égide da nova Lei Orgânica do município, que prevê multas nos salários dos vereadores que faltarem às sessões legislativas.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul