quarta-feira, dezembro 28, 2011

Laranjeiras do Sul: Laminadora Cunha na década de 70

Na foto acima vemos a Laminadora Cunha na década de 70, hoje o cenário é outro, muito diferente, onde funcionava a laminadora naquela época, hoje é o parque do lago.
Na parte inferior da foto, hoje temos a Andiju Indústria de alimentos.

No alto da foto vemos outra madereira da época, hoje neste local está sendo construído o Centro Cívico de Laranjeiras do Sul, onde já foram construídos os prédios do Fórum Eleitoral, OAB,CIAS,Bombeiro Comunitário, CAPS entre outros, em fase de construção está o prédio do Fórum e da Clínica da Mulher e da Criança.

"Quem não preserva o passado, não vive o presente e não tem futuro"

5 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Angelo Cunha e Dona Nelci, dois esteios da família laranjeirense. Tive a honra de conhecê-los. Paiva.

Unknown disse...

Procuro Minha Mãe Biológica, ANITA FERREIRA DA SILVA, Filha de Luiz Ferreira e Maria Tereza dos Santos, Nasci em Laranjeiras dia 16 de Setembro de 1960, e não conheço minha Família biológica,gostaria muito de conhecer alguem que é dessa época,pois brinquei muito nessa laminadora, me lembro bem, fui adotado por uma Mulher muito conhecida na época, chamava-se Senhorinha Alves da Cruz, o apelido era (NENA) todos há conheciam, ela tinha uma amiga Izaura, ás duas tinham bar na zona de baixo meretricio na época, eram muito conhecidas, e lembro de um Juiz que conseguia ás adoções de crianças pra elas, que se chamava Valdomiro Bigode, era Juiz, por favor se tiver alguém que possa me ajudar, Meu tel (95)991483923 Moro em Boa Vista RR Agradeço se alguém poder me Ajudar. Abraço!!!!

Laudenir Ramos disse...

Este mundo é surpreendente, ao ver esta postagem me deu uma vontade comentar com minha mãe, mas infelizmente não posso, desde maio de 2018 ela já não está mais entre nós.

Minha mãe, antes de casar-se, no final da década de 70, morava e trabalhava como empregada doméstica na casa dos pais da Dona Nelci, o Seu Chico e a Dona Amélia, em São José dos Pinhais/PR.

Logo minha mãe casou-se e teve um filho, eu. Com isso parou de trabalhar, mas alguns anos depois a Dona Amélia (mãe da Nelci) fez uma proposta para minha mãe voltar trabalhar com eles sem precisar dormir no serviço, minha mãe topou com a condição de me levar junto para o trabalho (para não deixar em creches).

E assim eu vivi minha infância com a família Marochi (pais e irmãos da Nelci), cada vez que a Dona Nelci vinha de Laranjeiras visitar os pais trazia um presente para mim, normalmente algum brinquedo caro.

Passados alguns anos, a Dona Amélia faleceu e o Seu Chico (viúvo) convidou meus pais para morarem numa casa nos fundos da residência dele como caseiros. Então, aos 8 anos de idade eu passei passei a morar na residência dos Marochi.

Fiquei lá até os 13 anos, o ano era 1994, desde então tive breves contatos com os Marochi, o Seu Chico faleceu alguns anos depois.

Em 2015, tive a oportunidade de conhecer o Sudoeste do Paraná e quando voltava de Foz do Iguaçu entrei em Laranjeiras do Sul, justamente porque era uma cidade que eu ouvia muito falar na minha infância e minha primeira parada foi justamente no Parque do Lago.

Quem diria que eu iria parar justamente onde era a tão falada madeireira do Seu Ângelo, um lugar que só imaginava e até parecia intocável (de outro mundo) na minha fantasia de criança.

Tudo acaba, daquela geração dos Marochi restam poucos, até a casa dos Marochi onde eu vivi parte de minha infância virou pátio da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais.

Do Seu Ângelo e da Dona Nelci só me lembro de alguns brinquedos que guardei por muito tempo (até ficar adulto), minha dizia para eu cuidar porque eram brinquedos bons (caros) e também para lembrança deles.

Quase todos os personagens desta história se foram, inclusive minha mãe, só restou eu para contar a história.

Eugênio João Maria da Silva disse...

Até hoje não encontrei minha mãe ou algum parente,hoje que resolvi dar uma olhada nas postagens que já fiz, só Deus pra me dar esse prazer de conhecer um dia, algum parente meu, deve existir aí em laranjeiras, ou outra localidade do Paraná. 🥲

Eugênio João Maria da Silva disse...

Meus telefones, 95 991707768 95 984259311, meu imail, eugeniojoaomariadasilva@gmail.com.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul