terça-feira, agosto 23, 2011

Deputado André Bueno busca solução para escolas mistas em Cascavel

O deputado estadual Andre Bueno (PDT) esteve na manhã desta terça-feira (23) em audiência com o Secretário de Educação, Flavio Arns. Na pauta do encontro estava a solução para o impasse envolvendo terrenos onde existem escolas mistas (Estado e Município), com irregularidades na documentação.

Já no início da sua gestão o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, iniciou o processo de regularização, no entanto houve dificuldade no andamento do processo. Agora, o governo Beto Richa, através do secretário de Educação Flávio Arns, busca a legalização de todos os processos. “O grande problema é que o Estado fica impedido de investir no terreno que é do município e o município também não pode investir em edificações estaduais.Como as escolas são mistas queremos regularizar a situação para que os investimentos possam ser divididos, já que existem alunos do estado e do município”, justifica o deputado.

Em Juvinópolis o município está investindo cerca de R$ 1,5 milhões sem nenhuma ajuda do Estado. “Se houvesse toda a regulamentação dos documentos a obra poderia ser dividida e ficaria bem mais barato para o Estado e também ao Município”, lembra o Secretário de Educação de Cascavel, Valdecir Nath. Para ele, com a regularização de todos os terrenos será possível a realização de obras também em Rio do Salto, São Salvador e Sede Alvorada. “São todas escolas mistas, que já possuem projetos de ampliação e reforma, mas que por falta de verba não são realizadas. Caso isso venha a se regularizar teremos os investimentos de uma forma bem mais rápida”.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

No próximo mês será realizada em Cascavel uma Audiência Pública para debater o assunto. A intenção é que seja mobilizada a sociedade organizada, junto com o NRE (Núcleo Regional de Educação) e deputados estaduais, para saber quais são os principais problemas enfrentados. Para o chefe do NRE em Cascavel Vander Piaia, a regularização deve ser prioridade dos gestores públicos. “É importante que tenhamos a vontade dos gestores em regularizar estas situações, e é claro discutir com a população os problemas enfrentados em cada estabelecimento escolar.

Acredito que estamos dando um passo importante para a solução definitiva deste impasse”.
A data da audiência será divulgada dos próximos dias.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul