terça-feira, agosto 30, 2011

Chuva de granizo causa estragos em 8 cidades

A frente fria que atua sobre o estado causou chuvas fortes nas regiões Oeste e Sul do Paraná e fenômeno pode se repetir nesta terça-feira. A partir da quinta-feira, massa de ar frio chega e temperaturas caem.

A frente fria que atua sobre o Paraná causou fortes chuvas no estado, sobretudo nas regiões Oeste, Sul e parte do Centro na segunda-feira (29) à noite. Oito cidades registraram estragos causados pelo granizo, que afetou 3.890 pessoas e danificou 633 residências, de acordo com balanço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, divulgado na manhã desta terça-feira (30).
As cidades que tiveram mais moradores e casas afetadas foram Foz do Iguaçu, no Oeste, e Mangueirinha, no Centro-Sul do estado. Em Mangueirinha, 120 residências foram danificadas pelo granizo, atingindo duas mil pessoas e deixando 50 desalojadas. Já em Foz do Iguaçu, os temporais causaram estragos em 285 residências e afetaram 1,1 mil pessoas.

O município de Reserva do Iguaçu, também na região Centro-Sul, registrou estragos em 70 casas, que atingiram 250 pessoas. Dessas, 15 ficaram desalojadas. As outras cidades afetadas foram Cascavel e Guaraniaçu, no Oeste; Coronel Vivida e Pato Branco, no Sudoeste; e Pinhão, no Centro-Sul.

Previsão

O granizo é resultado da chegada de uma frente fria ao Paraná. De acordo com informações do Instituto Tecnológico Simepar, para a terça-feira (30) são esperadas chuvas mais forte, com possibilidade de ocorrência de granizo, nestes mesmos setores do estado. Durante a noite, a tendência é de que a frente fria se desloque para outras regiões. Há possibilidade de ocorrência de chuvas nas regiões Norte e Leste, mas com intensidade menor do que a registrada em outras localidades.

A tendência é de que na quarta-feira (31) sejam registrados menos casos de chuva, já que a frente fria deve se encaminhar para a região Sudeste do país. A partir de quinta-feira (1), a passagem de uma massa de ar frio deve provocar uma queda brusca nos termômetros, inclusive com a previsão de geadas para algumas regiões do Paraná. O frio vem acompanhado de um clima mais seco, com menor probabilidade de chuva.

Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul