sexta-feira, julho 29, 2011

DENÚNCIA: Lixão de Marquinho, trabalhadores se obrigam a trabalhar no meio do lixo





Fotos recebidas pela nossa redação dão conta da situação precária e no mínimo prejudicial a saúde dos trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo na cidade de Marquinho (região centro-oeste do Paraná).

Segundo informações a precariedade do trator usado na coleta de lixo na cidade obrigam os trabalhadores a trabalhar no meio do lixo (fotos acima) recolhido para poder efetuar o descarregamento do lixo coletado no "lixão" de Marquinho, tudo isso é feito sem proteção alguma (luvas, botas, máscaras e etc..)

As perguntas....

1 - Será que a administração municipal não tem recursos financeiros para no mínimo dar condições de trabalho a esses trabalhadores?

2 - Será que não está na hora de investir na compra de uma caminhão apropriado para a coleta de lixo ?

3 - Onde está o dinheiro público a ser investido no Município de Marquinho?

24 comentários:

Anônimo disse...

"A CITUAÇÃO É PRECÁRIA EM TODOS OS MUNICÍPIOS DO "BRASIL", NÃO ESTOU DEFENDENDO E MUITO MENOS ACUSANDO AS ADMINISTRAÇÕES DOS MUNICÍPIOS, MAS QUERO AQUI COMENTAR SOBRE O NOSSO LIXO DE CADA DIA.
- NÃO TEMOS UMA POLÍTICA PÚBLICA ESTADUAL POR PARTE DO IAP PARA A EDUCAÇÃO, CONCIENTIZAÇÃO PARA QUE SE FAÇA, AINDA EM CASA A SEPARAÇÃO DO NOSSO LIXO, SECO E MOLHADO, VAMOS PARAR COM ESSAS BESTEIRAS DE CAIXA DE COR TAL PARA RESÍDO
TAL, FAÇAMOS A SEPARAÇÃO DE RESÍDOS SÓLIDOS PARA RECICLÁGEM E A OUTRA SEPARAÇÃO PARA OS ORGÂNICOS E PRONTO.
- CRIAR NOS MUNICÍPIOS "SECRETARIAS DE MEIO AMBIENTE" PARA QUE OS RECURSOS POSSAM VIR ATÉ OS MUNICIPIOS, POIS O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE NÃO TRANSFERE RECURSOS PARA OUTRAS SECRETARIAS, EX. SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, COMO É DE COSTUME ESTAR INCORPORADA, O MEIO AMBIENTE COMO DEPARTAMENTO.
- CRIAR O CONSSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E O FUNDO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, PARA QUE A POPULAÇÃO INTERAJA COM A ADMINISTRAÇÃO NA SUA DETERMINADA ÁREA DE AÇÃO.
- CRIAR NOS MUNICÍPIOS "ASSOCIAÇÕES DE CATADORES DE PRODUTOS RECICLÁVEIS", OS AGENTES AMBIENTAIS QUE É ASSEGURADO POR LEI FEDERAL A SUA PROFISSÃO E A ATIVIDADE.
- INCLUIR NAS ESCOLA MUNICIPAIS E ESTADUAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PARA QUE SE CONCIENTIZE AS PESSOAS DESDE A SUA JUVENTUDE, A SABER CUIDAR DAQUILO QUE USAMOS E PRESERVAR PARA QUEM VAI USAR, TUDO COM RESPONSABILIDADE.


TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS PELO RESÍDOS QUE GERAMOS, PORTANTO QUANDO VOCE GERAR ALGUM TIPO DE RESÍDO (LIXO), LEMBRE QUE NÃO É A PREFEITURA, O ESTADO OU A UNIÃO QUE TEM A RESPONSÁVEL ÚNICA DE DAR FIM NAQUILO QUE NÃO NOS AGRADA.

QUANTO A QUESTÃO DA INFRAESTRUTURA PARA O RECOLHIMENTO DOS RESÍDOS SÓLIDOS URBANOS, A PREFEITURA TEM A RESPONSABILIDADE DO RECOLHIMENTO OU A SUA TERCEIRIZAÇÃO E OS ATERROS SANITÁRIOS TERÃO ATÉ 2014 PARA QUE SE ADEQUEM A LEI NACIONAL DE RESÍDOS SÓLIDOS OU OS MUNICÍPIOS QUE NÃO O FIZEREM, ENTRARÃO NA LISTA NEGRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

"PORTANTO AQUILO QUE NÃO TE SERVE, AQUILO QUE TE ATRAPALHA, AQUILO QUE TE DEIXOU DE SER ÚTIL, NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM, SE LIVRAR DELE".

Anônimo disse...

Já que estamos falando em corrupção, má administração pública, por que não fazem uma matéria sobre a Chefe do NRE de Laranjeiras e sua Vice, que utilizam carro oficial para de deslocar até Marquinho todos os dias, ou isso é permitido??? Ou vocês estão detonando o Marquinho a pedido de alguém. Vocês como jornalistas profissionais não podem deixar passar isso, não sei como ainda não publicaram nada? Ou será que alguma coisa os impedem de fazer isso?

Anônimo disse...

ai o exemplo de administraçao do ze mintira na eleisao ia fazer tudo agora nao faz nada desculpa mente muito

Anônimo disse...

CADA VEZ O ZE MENTIRA NOS DEIXA COM MAIS VERGONHA NAO TEM RESPEITO COM SEUS ELEITORES COM SEUS FUNCIONARIOS MAS ELE TAMBEM NAO SABE QUEM E O PREFEITO TA NO CABRESTO DO FREI DE ARQUE NO TEMPO DA ESCRAVIDAO ERA VOTO DE CABRESTO AGORA E PREFEITO NO CABRESTO MAS CABRESTO FOI FEITO MESMO PARA CAVALO

Anônimo disse...

ACORDA ZE MENTIRA

Anônimo disse...

É SÓ O DEVOLVER OS DUZENTOS E QUATRO MIL REAIS. QUE FOI DESVIADO DO MUNICÍPIO QUE JÁ DA PARA COMPRAR O CAMINHÇAO......

Anônimo disse...

que vergonha isso pelo que sabe que todo veiculo que transporta lixo tem seu proprio descaregador hidraulico e esse pelo jeito não esta funcionando, ta faltando manutenção ai!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Então se o problema é o trator Porque que o EX-GESTOR(prefeito) não adquiriu um caminhão adequado!!!!!!!!!! E porque quando veio o recurso não construiu o barracão adequado ...sendo que o dinheiro veio....Não é fácil consertar o erro dos outros(ex)lembrando que quando o zé assumiu as maquinas estavam ate sem motor...sera que alguém levou de lembrança!!!kkkkk
E muito bonito por parte dos fotógrafos engraçadinhos que mandam os funcionários fazerem pose e tirar os equipamentos de proteção individual(EPI) pra foto .....Sendo que durante a coleta a população pode confirmar que eles usam SIM os equipamentos.

Anônimo disse...

Eu como um eleitor de Marquinho me sinto envergonhado por saber que o fotografo é um VEREADOR daqui que usou do apoio do prefeito para se eleger, agora fica inventando historinhas para difamar a administração...Ei Vereador ache o que fazer em vez de atrasar o município porque se você pensa que está prejudicando o zé você está enganado e ta prejudicando a si e ao povo ...De nada adianta buzina e dar com mão, o povo quer que você mostre trabalho e não fofoca!!!!!!!!!!
Você obrigou os funcionários a tirar os equipamentos de proteção... Saiba que isso e abuso de poder.

Anônimo disse...

Será que o vereador ta ganhando tão pouco assim...Que resolveu ser fotografo!!!!!Quem será que pago as fotos!!!Huuuum

Anônimo disse...

O Zé do Povo, a tua administração tá com tudo, pois tem até um funcionário que é o dono do mundo.
As criticas dos adversários demonstram que você ta causando inveja.Por isso continue trabalhando pelo povo e deixe os invejosos falarem só porque eles não foram capazes de fazer em oito anos o que você já fez em dois anos e meio!!!!!

Anônimo disse...

e sera que o prefeito pode ir na casa da amante com o carro oficial durante o dia em empediente de trabalho.

Anônimo disse...

sera que estao fazendo falcatrua com licitacao tinha até carta marcada para aquela licitacao grafica bonapel era pra ser a ganhadora essa que o prefeito queria.a que a pro motoria cancelou.

Anônimo disse...

falam tanto do ex prefeito. do dinheiro do convenio.mais a estrada do ria cacador do rio piquiri e a do marquinho velho e do juti foram feitas com o valor deste convenio que prova melhor do que esta pergunte pro moradores que foram beneficiados.e agora se voce nao sabe uma pessoa so deve depois de ser julgado o fim do convenio.parem com isto.porque entao se ele roubou nao colocaram na cadeia. pelo que eu sei ele esta respondendo o processo mais nao foi julgado ainda.

Anônimo disse...

Meu Deus quanto "lixo", apenas um comentário é reciclável...

Anônimo disse...

dizer que em dois anos fez mais doque o outro em 8 anos me desculpa mais voce ta sonhando ou nao encherga um palmo a frente do nariz deve ser um baba ovo

Anônimo disse...

JÁ NÃO BASTA ESTA DENUNCIA

"Pelo visto, os últimos acontecimentos ocorridos em Brasília, no Ministério dos Transportes, parece não estar preocupando o Setor de Licitação da Prefeitura de Marquinho, no interior do Estado do Paraná. Só para se ter uma idéia do que anda acontecendo, nem mesmo acesso ao edital de qualquer licitação está sendo possível. A não ser para aqueles que têm as cartas marcadas no processo licitatório.

Antes de tudo, lembramos que impedir acesso a Edital de Licitação é crime de improbidade administrativa por violação ao principio de publicidade e está sujeito às sanções do Ministério Público. Porém, isso não está impedindo a Prefeitura de Marquinho de burlar as regras que são válidas nesse tipo de procedimento, ou seja, o processo licitatório.

No último dia 04 de julho, um empresário de Curitiba que estava em Marquinho para participar de licitação da referida prefeitura, passou por maus momentos com um funcionário público de nome Márcio e que também exerce o cargo de presidente da comissão de licitação. De acordo com o empresário, que registrou queixa no Ministério Público de Laranjeiras do Sul, comarca a qual pertence o município de Marquinho, o funcionário age como se fosse o dono do mundo e faz o que bem entende.

O Promotor de Justiça da Comarca de Laranjeiras do Sul, Dr. Rodrigo Leite Ferreira Cabral já está a par do que está acontecendo no município de Marquinho, através da queixa formulada pelo empresário citado acima. Diante dos fatos, o Ministério Público solicitou a revogação de outras quatro licitações (09/12/13/14-2011) no município, em virtude de irregularidades apresentadas no processo licitatório.

É inadmissível que em pleno século XXI, determinadas prefeituras ainda ajam dessa maneira, sem o mínimo de respeito com os empresários que viajam para participar de uma licitação. Qualquer empresa, com os documentos em ordem e que atenda às exigências da mesma, tem o direito de disputar o processo licitatório, pois é um processo público.

Esse não parece ser o caso da Prefeitura de Marquinho, onde um simples funcionário quer brincar de “Dono do Mundo” e fazer as falcatruas que bem entender para beneficiar àqueles que estão em seu “caderninho de favores”. O Ministério Público está de olho e providências serão tomadas para que esse tipo de favorecimento – um câncer na administração pública – comum em tantas e tantas prefeituras, seja impedido pela justiça.

Um pequeno grão de areia nesse universo de falcatruas que está espalhado em todo o país. Em Marquinho não é diferente e por lá o “dono do mundo” atende pelo nome de Márcio e é funcionário público da prefeitura local e ainda por cima presidente da comissão de licitação. Uma situação que vai ser mudada em breve com a ação do Ministério Público."

VAMOS ACORDAR POVO DO ZÉ, ESTA MAIS DO QUE NA HORA DE VOCÊS COMEÇAREM A COBRAR O VALOR DO SEU VOTO, ONDE ESTÃO TODAS AS PROMESSAS FEITAS EM CAMPANHA...TA NA HORA DE ACORDAR!!!!

Anônimo disse...

ISTO MESMO NÓS TEMOS O DIREITO DE COBRAR. NÂO VENDEMOS O VOTO....

Anônimo disse...

Já que o Zé do Povo fez tantas coisas em apenas 2 anos, gostaria que a pessoa que disse isso acima, mencionasse o que ele fez em 2 anos? Pois até agora não consegui ver nada.

Eles vão na rádio de Palmital todo sábado, e sempre é a mesma enrrolação, nunca tem nada de concreto a falar ao povo.

E têem tanta inveja do ex-prefeito, que não passa um programa se quer sem comentar um pouquinho da última administração, se ele fizesse 10% já estaria bom pra dois anos e meio...

Anônimo disse...

ANONIMO disse que não conseguiu ver nada do o Zé fez!!!!!!!!!!
Pois então VOCÊ está precisando ir ao médico e usar ôculos. Está ceguinho kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Que vergonha para o municipiode Marquinho Pr,acusações mutuas. Que imagem vcs estão passando para os leitores deste blog? Um é"ladrão" outro é "mentiroso". Mão tem nada de bom no marquinho? ninguem presta? Nada presta? o que é isso? independente da opinião politica particular, vamos tentar passar boa imagem de todos. desculpa.Que decepção vendo estes comentarios. Agressoes mutuas. Vai resolver o que? Da-se a impressão que cada um quer levar vantagem do seu geito. custe o que custar. Sera que não esta na hora de todos pensar melhor suas atitudes politica.

Anônimo disse...

bando de badermeiros parem com isso ....eh uma vergonha que vcs fazem postando tudo isso tem muitas pessoas que nao sabem nem oq eh computador...kkkkkk

Anônimo disse...

Parabens . ao povo de Marquinho Pr. è por aqui que se pode medir a capacidade intelectual dos correligionarios de cada lado. O nivel cultural deles, tá provado é muito baixo. aconselho a investir mais na educação.

Anônimo disse...

O EX.PREFEITO DE MARQUINHO ESTA MUITO PREOCUPADO COM AS MENTIRAS DO ZE DO POVO..SERA ELE NÃO TEM OQUE FAZER,,,,ZE CONVIDA ELE PRA TRABALHAR COM VC ASSIM VC ENSINA ELE A MENTIR E ELE TE ENSINA COMO ROUBAR,,,JA QUE ELE NUMCA MENTIUUUUUUUUUUUUUU, VCS NAO ESTAO VEMDO O DESSESPERO DESSE HOMEN COITADO.......CUIDADO ELE FAZ QUALQUER COISA PRA EMTRA NA PREFEITURA DE VOLTA ZINHO VAI ACHAR OK FAZER E DEIXA O ZE EM PAZ .....SE DEPENDER DE EU VC VAI CARPI CAPIM SEU VADIO VC SABE OK VC FEZ COMIGO TUA MULHER VAI SABER QUE VC EH UM TAMPINHA E DA GOLPES BAIXO.....

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul