sábado, maio 28, 2011

GOVERNO DO PARANÁ REDUZ ICMS E TORNA INDÚSTRIAS DE MANDIOCA MAIS COMPETITIVAS

O deputado Valdir Rossoni (PSDB), participou nesta sexta-feira (27), em Paranavaí, do anúncio feito pelo governador Beto Richa de três importantes incentivos na área fiscal para tornar as indústrias de mandioca do Paraná mais competitivas. Uma das medidas reduz de 12% para 3,5% o ICMS que deve ser recolhido por empresas que produzem fécula e farinha.

Outro benefício anunciado pelo governador é o aumento do crédito presumido de ICMS de 60% para 70% na venda de produtos derivados da mandioca (amidos, xarope, fécula e farinha temperada de mandioca) para outros estados do país. O terceiro é a manutenção da aplicação de 3,5% de crédito presumido para os demais derivados de mandioca. A medidas valem até dezembro de 2012.

“É mais um incentivo do governo do Paraná a fim de valorizar os produtores rurais do nosso estado. O mais importante é que um canal de conversação entre os produtores e o governo estadual será mantido. Assim o governador terá condições de atender as demandas do setor”, disse Rossoni.

O Paraná tem uma área cultivada de 202 mil hectares com raiz de mandioca e 45.533 propriedades que plantam o produto no Paraná, sendo 86% de agricultura familiar. As principais regiões produtoras são Paranavaí, Umuarama e Toledo. A maior parte da produção paranaense é enviada para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e alguns estados do Nordeste. A cadeia produtiva da mandioca representa cerca de R$ 1,5 bilhão por ano para a economia estadual.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul