terça-feira, maio 31, 2011

CPI do SUS vai ampliar trabalhos investigando desvios de recursos na compra de medicamentos no Paraná

Na reunião deliberativa realizada nessa terça-feira (31), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos leitos do SUS definiu as próximas cidades que serão visitadas pela CPI na próxima quinta-feira (02). De acordo com calendário pré-aprovado nos primeiros encontros, a equipe de deputados e técnicos fará diligências em pelo menos quatro hospitais em duas cidades da mesma região do estado. "Já estamos com praticamente todos os dados levantados sobre número de leitos disponíveis, investimentos realizados pelo município, estado e União, além do número de AIHs (Autorizações para Internação Hospitalar) destinadas para cada um dos municípios agendados", informa o presidente da CPI, deputado Paranhos (PSC).

Por sugestão do relator da comissão, deputado Marcelo Rangel (PPS), os deputados também decidiram ampliar a atuação da CPI e acolher denúncias que estão sendo publicadas pela imprensa, já investigadas ou não pelo Ministério Público. “Embora o foco da investigação seja os internamentos nos leitos do SUS, há irregularidades gravíssimas que, direta ou indiretamente, interferem na qualidade do atendimento dos hospitais”, argumentou Rangel. 

O entendimento de que a CPI precisa estar atenta ao que acontece na saúde de uma forma geral foi apoiado pelos demais deputados. Segundo o presidente, “toda verba desviada na saúde acaba culminando com falta de vagas para internamento”. 

A novidade nessa próxima visita da CPI será a presença de dois técnicos designados pelo Tribunal de Contas - um especialista em contas municipais e um médico auditor -, que vão se somar aos deputados e equipe técnica já existente. "Isso vai possibilitar uma investigação mais minuciosa da documentação encontrada durante a diligência, dando maior consistência ao trabalho", enfatiza Paranhos. 

Para os deputados Adelino Ribeiro (PSL) e Nelson Luersen (PDT), membros assíduos dos trabalhos, a comissão está ganhando corpo na medida em que as investigações avançam e novas denúncias surgem. "Quanto mais apuramos, mais denúncias aparecem e precisamos dar respostas à sociedade sobre os problemas que estamos encontrando”, comentou Luersen.


Com informações do Deputado Paranhas (PSC)                                                                                             

Via twitter o Deputado Estadual Paranhos (PSC) agradeceu o apoio dado pela equipe "olho aberto" nas investigações sobre os desvios de recursos para a compra de medicamentos no estado do Paraná.


"DepParanhos @olhoaberto Tem razão, não estamos aqui p nos acomodar ou nos calar. Vamos até o fim. apoio de vocês é fundamental. Obrigado."


Twitter dia 31/05/2011 as 13:02




Matérias relacionadas
TCU apura Desvios de recursos na compra de remédios em Nova Laranjeiras,Nova Prata do Iguaçu e Imbituva

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul