domingo, maio 29, 2011

Cadastro revela políticos donos de rádios e TVs no Brasil

Classificado de "caixa-preta", o cadastro dos donos de rádios e TV no país onde estão os nomes de 56 deputados e senadores que são sócios ou têm parentes no controle de emissoras passará a ser divulgado em caráter definitivo pelo Ministério das Comunicações.

Reportagem de Valdo Cruz e Júlio Wiziack na edição da Folha deste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha) mostra que o mapa, antiga reivindicação de entidades que tentam fiscalizar o setor, estará disponível a partir de segunda-feira na página do ministério. A Folha obteve acesso à lista.

O cadastro traz um mapa das 291 TVs, 3.205 rádios e 6.186 retransmissoras comerciais existentes no Brasil.

Levantamento feito pela Folha publicada em março mostrou que empresas abertas em nomes de outras pessoas (laranjas) são frequentemente usadas por especuladores, igrejas e políticos para comprar concessões de rádio e TV em licitações do governo federal.

Leia mais na Folha deste domingo, que já está nas bancas.

Leia abaixo as matérias relacionadas

Veja lista de sócios e diretores de TVs e rádios no país
http://media.folha.uol.com.br/poder/2011/05/28/relacao_de_socios_diretores_entidades.pdf

Donos usam laranjas em licitações de rádios e TVs http://www1.folha.uol.com.br/poder/894465-donos-usam-laranjas-em-licitacoes-de-radios-e-tvs.shtml

Fonte:Folha de Sao Paulo http://www1.folha.uol.com.br/poder/922320-cadastro-revela-politicos-donos-de-radio-e-tvs-no-pais.shtml

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul