domingo, março 20, 2011

Outono começa hoje


A partir deste domingo (20), os dias no Paraná passarão a ficar mais amenos. O motivo é o início do outono, a estação cuja peculiaridade é de ser a transição entre o calor e a umidade do verão com o frio e o tempo seco do inverno. Trocando em miúdos, a previsão é de que ainda existam dias quentes, apesar da tendência e da predominância do frio pré-inverno.

De acordo com a meteorologista do Clima Tempo, Camila Ramos, os fortes temporais verificados durante o verão e que causaram transtornos em diversas cidades, devem diminuir bastante na estação. “À medida que o outono vai se aproximando do inverno, as chuvas tendem a diminuir consideravelmente. Isso não quer dizer que possam ocorrer intempéries ou mesmo fortes temporais, mas serão acontecimentos mais isolados”, comenta.

Ramos informa que no final do mês de abril é esperada a primeira chegada de massa de ar polar ao Estado. Além de derrubar as temperaturas, deverão aparecer também as primeiras geadas. “Espera-se que o mês de maio seja bem frio para o Paraná. Essa chegada da massa de ar polar deve deixar o clima bem parecido com o do inverno. Contudo, vale frisar que mesmo com a previsão de dias frios, a temperatura deve ficar um pouco acima da média se comparado a outonos anteriores”, diz.

Para encerrar, a meteorologista avalia que a estação não deverá trazer muitas surpresas aos paranaenses. “A tendência é de um outono típico, apenas com este fato de estar com as temperaturas ligeiramente maiores. Deveremos ter dias com bastante sol e tempo firme, mas com um clima mais gelado.

O outono vai do dia 20 de março até 21 de junho.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul