segunda-feira, março 28, 2011

Curitiba comemora 318 anos

Governador Beto Richa participou da comemoração dos 318 anos de Curitiba

A festa em comemoração aos 318 anos de Curitiba, realizada no Parque Barigüi neste domingo (27), teve direito a bolo de morango de 500 quilos e um presente bastante esperado pelos habitantes da cidade, a entrega do maior biarticulado do mundo, com capacidade para 300 pessoas e cor azul, que recebeu o nome de Ligeirão. Ele começará a circular pela capital na próxima quarta-feira (30) fazendo a linha Boqueirão-Centro.

Em menos de três horas, o bolo, que rendeu cinco mil pedaços, foi consumido pelas 45 mil pessoas que participaram da festa. Aliás, segundo o Sindicato da Indústria da panificação e Confeitaria do Paraná, o bolo também foi recorde. “Em oito anos que preparamos o bolo da cidade, este foi o maior de todos os bolos que fizemos para a festa e dentro de toda a história do sindicato. Chegamos a 500 quilos de bolo”, revelou o presidente do Sindicato, Vilson Felipe Borgmann. Só para montar o bolo, foram necessárias oito horas.“O pão-de-ló foi feito na quarta. Mas chegamos às 8h para entregar o bolo pronto às 16h15”, contou Borgmann.

O bolo serviu de motivos para que uma série de pessoas explicasse como percebem a cidade por meio de um sabor. Para o prefeito Luciano Ducci, que aprecia sabores cítricos, Curitiba é cítrica. “Doce e ácida na medida certa”, avaliou. A primeira-dama da cidade, Marry Ducci, no entanto, percebe a cidade como um bom chocolate quente.“Curitiba é tão aconchegante quanto um chocolate quente”, declarou.

O governador Beto Richa também atrelou sua visão da cidade à doçura. “Curitiba tem sabor de mel, bem docinho”, disse. Já a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, definiu com sentimento o sabor da cidade. “Curitiba tem gosto de amor, carinho, afeto, a cidade é isso”, enfatizou.

Os integrantes da família Senko, que pela primeira experimentaram o bolo de aniversário, também vêem na cidade aspectos açucarados. Elizangela e Ezequiel relacionam a cidade ao chocolate. Terezinha apostou no morango. Mariângela, por sua vez, disse que a cidade tem gosto de côco. Já o responsável pela organização da equipe que preparou o bolo, Borgmann, sugeriu a baunilha para definir Curitiba. “É um sabor universal, que agrada todo mundo e aguça a vontade de saborear ainda mais”.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul