terça-feira, novembro 23, 2010

Memorial da Revolução de 1924: lançamento da pedra fundamental concretiza sonho de Nereu Moura

O deputado Nereu Moura, a secretária Vera Mussi e o coronel Anselmo de Oliveira visitam o cemitério Roncador, onde estão enterrados os soldados da Revolução.

Neste sábado (20), acontece o lançamento da pedra fundamental do Memorial da Revolução de 1924 em Catanduvas, que será feito pelo deputado estadual Nereu Moura, pela secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi e pelo prefeito Aldoir Bernart. A cerimônia será realizada às 9 horas, em espaço próximo à Prefeitura Municipal, que também terá o lacre de uma cápsula do tempo, que será aberta em 2024 com documentos referentes à instituição que está sendo criada. O projeto ainda inclui a revitalização de dois cemitérios dos revolucionários, nos quais estão enterrados os soldados legalistas.

O parlamentar não mediu esforços para tornar realidade a idéia do projeto, por acreditar que o Memorial colocará Catanduvas nos roteiros turísticos e históricos do Paraná, fato que garantirá uma nova fase no desenvolvimento econômico do município. “A história do nosso país, que teve desfecho na região oeste do Paraná, precisa ser restaurada”, afirmou Nereu Moura.

A recuperação da história por meio do Memorial se deu devido uma visita do então governador Roberto Requião, em 2009, durante uma cavalgada em Catanduvas, em que participou a convite de Nereu Moura. Na ocasião, os cavaleiros percorreram locais por onde os revolucionários passaram, inclusive os dois cemitérios. Na seqüência, o governo constituiu uma comissão formada pelo Exército, Polícia Militar e Unioeste para a revitalização da memória destes acontecimentos.

A importância do deputado na constituição do Memorial ultrapassa sua atuação política. Muitos dos objetos que lá estarão foram reunidas por Nereu Moura durante infância e juventude, quando vivia no município, pois segundo ele muitos agricultores ao ararem suas terras, desenterravam objetos usados pelos revoltosos e os legalistas durante os conflitos armados. Essas peças reunidas pelo deputado e por um grupo de amigos, foram guardadas na casa paroquial de Catanduvas e, posteriormente, com o professor Alberto Rodrigues Pompeu, diretor geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel.

Os dois cemitérios


Os cemitérios previstos no projeto do governo para a revitalização, se localizam nas comunidades de Roncador e Tormentinha, cinco quilômetros do município, onde serão construídos um portal e lugares temáticos que vão contar a história da época.

De acordo com estimativas, no cemitério de Roncador estão sete soldados da força pública, hoje Polícia Militar do Paraná e vários soldados do Exército Brasileiro. Em relação aos revolucionários, estima-se que o número de mortos chega a mil, mas não existe um cemitério oficial, sendo estes enterrados ao lado das trincheiras e de forma improvisada, em função da batalha.

Fonte: Fernanda / assessoria de impresan dep. Nereu Moura

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul