terça-feira, agosto 31, 2010

Coordenador da campanha de Osmar Dias na Cantuquiriguaçu é cassado


Sezar Bovino (ao centro) durante a reunião de inauguração do comitê de Osmar Dias/Dilma em Laranjeiras do Sul no início do mês de agosto

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu (ou quem sabe ex) Sezar Bovino, na semana teve recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) por uma ação civil protocolada durante sua gestão entre 2001-2004 por promoção pessoal.

Na época uma logomarca foi criada com intuito de representar um “S” e um “B”, iniciais do nome do prefeito, sendo até gravada no chão da entrada principal da prefeitura municipal.

Outro fato citado no processo é da gravação da frase “Administração da Independência” em placas e bens públicos, marcando as primeiras gestões de Bovino.

Segundo o TJ, a ação contra o prefeito se deve ao indisfarçável intento de promoção pessoal, o que caracteriza improbidade administrativa e fere o Princípio da Impessoalidade, previsto no artigo 37 da Constituição Federal.

Sezar Bovino em 2005 foi condenado em primeira instância na Comarca de Laranjeiras do Sul e recorreu ao TJ-PR, que negou o recurso e segundo informações privilegiadas, só aguarda-se a publicação oficial para determinar o afastamento (cassação) do cargo de prefeito de Rio Bonito do Iguaçu.

Bovino ainda pode recorrer a instâncias superiores, mas devidamente afastado do cargo.

Vai caber no entendimento judicial quem assume a prefeitura de Rio Bonito, o atual vice prefeito Rildo Safraider (PR), que concorreu com Bovino as eleições de 2008, ou o presidente da Câmara Oséias de Oliveira (PMDB), com grande interesse de lideranças estaduais deste partido neste fato.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) diante deste fato pode determinar novas eleições em Rio Bonito do Iguaçu até o final do ano ou em 2011, como já aconteceu em Poderes Executivos de outros municípios paranaenses que passaram por situações semelhantes.

Fim da coordenação


Segundo informações devido tal fato a cúpula da campanha de Osmar Dias (PDT) decidiu afastar Bovino da coordenação na região da Cantuquiriguacu e convidou o vizinho prefeito da cidade de Laranjeiras do Sul Berto Silva a assumir a função, qual este aceitou e anunciou na semana passada.

Pessoas próximas a Sezar Bovino confidenciaram que ele ficou sabendo que não era mais coordenador de Osmar através de notícia veiculada num jornal regional e de ligações de amigos. Tais fontes informaram também que ele fez uma reunião de portas fechadas em tom de despedida com seus assessores mais próximos, onde possivelmente irá cuidar de propriedades rurais da família Bovino no estado do Piauí.

Mais informações em breve.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esperamos que a ExpoRio seja um sucesso, mesmo tendo pessoas que não tem a competência necessária para lidar com os órgãos de imprensa e ainda se colocam em degraus quase próximos a Deus só porque assessoram uma prefeitura do interior. Tem gente nessas prefeituras que mal sabem falar num microfone, muito menos escrever...

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul