quarta-feira, julho 14, 2010

Observatório Social de Ivaiporã está em fase de sensibilização

A cidade de Ivaiporã passará a integrar, em breve, a rede Observatório Social do Brasil. Para apresentar o trabalho e metodologia do observatório, foi realizada dia 5 de julho, na cidade, uma palestra de sensibilização promovida pelas Lojas Maçônicas da cidade. A palestra será ministrada pelo diretor institucional da rede, Sir Carvalho.
De acordo com um dos membros da maçonaria da cidade, Jorge Jinro Nishiyama, a ideia de apoiar e ajudar na implantação do observatório surgiu após o acompanhamento de uma palestra da rede em Pitanga. “Me interessei e resolvi ajudar”, conta.
Segundo Nishiyama, depois da palestra o processo de instalação e criação do observatório terá andamento. “Iremos entrar em contato com os interessados em integrar o observatório, e também serão estabelecidos os próximos passos”, destaca, acrescentando que a comunidade está muito interessada e com vontade de ajudar.
O evento, contou com mais de 150 pessoas entre Justiça Federal, Ministério Público Federal, Receita Federal, Rotary Club de Ivaiporã, Prefeitura, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Lions Club, Maçonaria, Associação de Bairros, Sindicatos dos Contabilistas, Sindicatos dos Comerciários, Associação Comercial e Industrial de Ivaiporã, entre outros.
A palestra foi realizada às 20 horas no salão de festas do Restaurante Soledade, localizado na Avenida Aparício Bittencourt, 260.

A rede
A Rede de Controle Social Observatório Social do Brasil já está presente em mais de 50 cidades e oitos estados brasileiros, enquanto diversas cidades do estado já estão se mobilizando para a instalação do Observatório Social ainda neste semestre. Os interessados podem acessar o site www.observatoriosocialdobrasil.org.br, para agendar palestra.
A rede tem foco no controle de gastos públicos. Para isso, os voluntários e funcionários acompanham licitações e a entrega de mercadorias compradas por órgãos públicos e realizam ações de conscientização dos direitos e deveres dos cidadãos.
As ações desenvolvidas pela rede, com sede em Maringá (PR), serão apresentadas na reunião de cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU), marcada para setembro, em Nova Iorque. A ideia de levar o projeto brasileiro para ser apresentado aos 193 países-membros da ONU, nos Estados Unidos, foi de Marielza Oliveira, coordenadora do Instituto de Pesquisa e Treinamento (Unitar) – entidade ligada à ONU.
Marielza conheceu os projetos do Observatório durante a Conferência Internacional das Cidades Inovadoras (Cici) 2010, realizada em março, em Curitiba. A integrante da ONU considerou a rede do Observatório Social como a única iniciativa mundial que atua na transparência e no controle social de forma organizada e com resultados significativos.
O tema da reunião, que ocorrerá em setembro, será os Objetivos do Milênio. A diretora executiva do Observatório Social do Brasil, Roni Enara, comenta que a ONU considerou a Rede como o case de transparência e controle do gasto público que cumpre o oitavo objetivo do milênio: Todos juntos trabalhando pelo Desenvolvimento. “Para nós, este é o nível máximo de reconhecimento”, diz. “Apresentar a rede para os 193 presidentes que integram a organização nos dá muita credibilidade.”

Assessoria de Imprensa – Observatório Social do Brasil

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul