sexta-feira, maio 12, 2017

Palmas:Dr. Kosmos inaugura unidade de saúde

O prefeito Dr. Kosmos Nicolaou inaugurou, nesta quinta-feira (11), a Unidade de Estratégia de Saúde da Família, na região central de Palmas, no Sudoeste do Paraná. A estrutura, no cruzamento da Rua Dr. Vicente Machado com Avenida Coronel José Osório, no prédio do antigo Cartório Leining, vai atender especificamente moradores do Centro e do bairro Divino.

A saúde pública é uma das prioridades do Dr. Kosmos e a abertura de novas unidades é um compromisso assumido na campanha eleitoral do ano passado. "As pessoas que residem nestas regiões, que estavam sendo atendidas no Posto de Saúde Central, vão começar a serem atendidas aqui nesta unidade, de fácil acesso central e bem equipada", disse o prefeito.

A intenção, segundo Dr. Kosmos, é desafogar a UBS (Unidade Básica de Saúde) central, que recebe pacientes de todas as regiões de Palmas. Nesta primeira etapa, o atendimento na UBS do Centro está a cargo do clínico geral Robson Cantergiane Santos, que mantém plantão todas as manhãs e na parte da tarde na segunda-feira.

"Quando o Dr. Robson não está, a UBS trabalha com exames preventivos como o Papanicolau (exame ginecológico que detecta doenças como HPV, câncer de colo de útero e diversas DSTs)", explicou a enfermeira Francine de Oliveira, encarregada da unidade. As tardes de quarta-feira são reservadas para consulta sob agendamento de pré-natal.

Na sexta-feira a tarde, o doutor faz visita domiciliar, aos pacientes que não tem condições de irem até a UBS. "Com o atendimento na unidade e nas visitas, teremos condições de fazer uma espécie de raio x da população do Centro e do Divino, para saber qual a verdadeira demanda na área da saúde", explicou a enfermeira.

Numa próxima etapa, adianta Francine, o atendimento será ampliado ao acompanhamento de crianças no seu desenvolvimento. Também está prevista uma atenção especial aos pacientes com hipertensão e diabéticos.

A dona de casa Francislaine Ribeiro gostou da abertura da UBS na região central de Palmas. "Estou começando agora o pré-natal, quando fui informada no PAM desta unidade, bem mais próxima", disse. E completou: "Isto facilita em muito o acesso ao sistema de saúde pública".

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul