quarta-feira, março 22, 2017

Assembleia Legislativa pode reduzir área de preservação ambiental no PR

                         RETROCESSO

 O deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), que é um dos autores do projeto, disse que o projeto vai continuar protegendo a escarpa, mas agora dará segurança para aqueles que investem na região.

Isso pode acabar .....

          

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) debate um projeto de lei que quer reduzir a área de preservação ambiental da Escarpa Devoniana - uma formação geológica que passa por várias cidades do Campos Gerais do Paraná.

De acordo com o geólogo e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Gilson Guimarães, o estado possui um conjunto de três planaltos.

A Escarpa Devoniana, que está localizada entre a transição de relevo entre o primeiro e o segundo planalto, é chamada assim por causa das rochas de sustentação, que possuem idade devoniana, ou seja, 400 milhões de anos.

Em 1992, toda a escarpa virou Área de Proteção Ambiental (APA). São 392 mil hectares protegidos. Caso este projeto seja aprovado pelos deputados estaduais, a APA pode ser reduzida para 126 mil hectares.

O texto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia. Agora, outras três comissões devem analisar a proposta, antes da votação em Plenário.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul