quinta-feira, fevereiro 23, 2017

Câmara aprova projeto contra exposição de fotos íntimas , pena de 3 meses a 1 ano de CADEIA

                 
O drama vivido pela jornalista de Maringá Rose Leonel – que teve fotos íntimas expostas na internet em 2005 por um ex-namorado – teve nesta semana, um novo capítulo. Mas esse, segundo a própria jornalista, significou um ‘avanço importante’.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5.555/13 do deputado João Arruda (PMDB-PR) que modifica a Lei Maria da Penha e tipifica a nova forma de violência doméstica e familiar.

O texto prevê “crime de exposição pública da intimidade sexual, conceituado como a ofensa à dignidade ou ao decoro de outrem, divulgando por meio de imagem, vídeo ou qualquer outro meio, material que contenha cena de nudez ou de ato sexual de caráter privado”.

A pena prevista será de reclusão de 3 meses a 1 ano, com aumento de um terço à metade se o crime for cometido por motivo banal ou contra pessoa com deficiência.


“É sem dúvida um grande avanço porque se não tiver uma pena exemplar para esse tipo de crime, os criminosos vão continuar”, afirmou a jornalista que após a exposição chegou a morar fora do país, mas retornou e montou uma ONG para acolher vítimas desse tipo de violência.

O autor do projeto considerou a aprovação uma vitória. “Começamos com essa discussão em 2013. Fizemos várias audiências públicas até a aprovação e os relatos que ouvimos foram absurdos. É uma vitó- ria das mulheres brasileiras e da sociedade a aprovação desse projeto”, disse João Arruda.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul