quarta-feira, janeiro 18, 2017

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita quer transferência de 28 líderes de facções criminosas detidos no Paraná para presídios federais.

"Vamos estudar esta possibilidade junto ao Departamento Penitenciário do Paraná", disse Mesquita, sobre a presença de militares das Forças Armadas dentro dos presídios do Paraná.

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita, apresentou um novo pedido de transferência de 28 líderes de facções criminosas detidos no Paraná para presídios federais.

O pleito foi reiterado nesta terça-feira (17), durante reunião comandada pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, com secretários da Segurança e Administração Penitenciária de todo o País, sobre o Plano Nacional de Segurança Pública – uma resposta do governo federal para as rebeliões ocorridas nas penitenciárias de alguns estados.

O pedido do Paraná será analisado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que poderá encaminhar para a Justiça Federal do estado que tiver vaga em uma unidade prisional federal. Em março de 2016, o Estado do Paraná já havia solicitado a transferência de líderes de uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios. Eles foram identificados durante a Operação Alexandria, que resultou em 767 mandados de prisão contra membros desta facção. O pedido, porém, ainda não foi apreciado.

"Foi solicitado novamente um apoio do governo federal na remoção destes presos para presídios federais, de segurança máxima. É necessário fazer o isolamento urgente dos líderes destas facções criminosas que hoje estão no Departamento Penitenciário do Paraná", explicou o secretário Wagner Mesquita.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul