sábado, dezembro 03, 2016

Planilha de preços dos pedágios na BR 277 aponta irregularidades, diz TCE

Tarifas de pedágio são definidas em contrato, baseadas nos investimentos que a empresa terá que fazer..
Ontem o Tribunal de Contas do Paraná votou o relatório que contem a análise feita sobre as tarifas cobradas nos pedágios da rodovia 277, entre Foz do Iguaçu e Guarapuava. O relatório, concluído em julho de 2013, apontou irregularidades nas planilhas de preços. 

As tarifas de pedágio são definidas em contrato, baseadas nos investimentos que a empresa terá que fazer nas estradas e no volume de veículos que passam pelo trecho. No caso da Ecocataratas, segundo o relatório, foi constatado um sobrepreço na tarifa de quase 35%, o que até o final de 2012 gerou um saldo bilionário para a concessionária.

O tribunal decidiu que: a partir de agora a agência reguladora do Paraná, a Agepar, irá controlar o processo econômico-financeiro da empresa e também acompanhará o fluxo de veículos nas cinco praças de pedágio da concessionária, para confirmar os números apresentados no relatório.

Essa decisão não garante que os preços do pedágio vão diminuir instantaneamente. Mas para o tribunal, este foi o primeiro passo para regularizar a situação. A partir de agora, a empresa deve ser notificada e poderá recorrer.

A principio esse procedimento foi feito apenas com a concessionária Ecocataratas, mas é possível que seja estendido para as demais empresas responsáveis por outros trechos do Paraná.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul