sábado, dezembro 03, 2016

Exemplo - Para proteger animais, Câmara aprova lei que proíbe fogos com som

                    
Para proteger idosos, crianças e animais, a Câmara de Vereadores de Campinas (a 93 quilômetros de São Paulo) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que proíbe a soltura de fogos de artifício e rojões com efeitos sonoros.

Caso a lei seja sancionada pelo prefeito, Jonas Donizette (PSB), Campinas passará a permitir apenas a soltura de fogos visuais, que trazem luzes e cores, sem estampidos. A lei valerá para locais públicos e privados, sejam abertos ou fechados, e prevê multa de 200 Ufics (Unidades Fiscais de Campinas), o equivalente a R$ 620,12, a quem desrespeitá-la.

Animais

Para Flávio Lamas, vice-presidente do CMPDA (Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais), a aprovação dessa lei é essencial para a causa animal. "Os fogos com estampidos trazem desespero aos animais, tanto para cães e gatos, como para as aves", afirmou.

Ainda segundo o protetor, 80% dos animais perdidos em um ano inteiro são consequência dos estampidos dos fogos, principalmente nos finais de ano. "Os acidentes com animais também aumentam muito. Os cães, por exemplo, por sua hipersensibilidade auditiva, entram em estado de pânico e começam a se debater. Tentam escapar por todos os lados. Batem nas vidraças, quebram, se machucam. Fora os animais que, no desespero, pulam grades com pontas de lança", disse Lamas.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul