sexta-feira, outubro 21, 2016

TCE PR - Auditoria aponta deficiências na atenção básica à saúde da população paranaense

Falta de capacitação e de plano de cargos e salários para os profissionais; deficiências no levantamento de necessidades da população e no planejamento dos serviços; falta de diagnóstico para a alocação de pessoal; estrutura de tecnologia da informação insuficiente. Essas são as principais deficiências na atenção básica à saúde oferecida pelo Estado e os municípios aos cidadãos paranaenses, apontadas em auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas.

A auditoria executada no Paraná pelo TCE integrou levantamento nacional coordenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Um dos objetivos foi verificar se as políticas e diretrizes adotadas pelos governos estaduais e municipais estão alinhadas à Lei 8.080/90, que instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No total, 28 TCs assinaram o acordo de cooperação técnica com o TCU para a auditoria integrada.

A auditoria também buscou apurar se as ações municipais e estaduais favorecem a melhoria das condições de saúde da população no que se refere à atenção básica, considerada a porta de entrada do SUS. Auditoria operacional (AOP) é uma modalidade de fiscalização que busca obter diagnóstico completo de uma área ou programa do serviço público de grande interesse da população, recomendando aos gestores melhorias para corrigir as falhas encontradas.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul